VIDA URBANA
Funcionários do BB protestam e atrasam abertura de agência
Funcionários protestaram pelo não cumprimento do direito à jornada de trabalho de seis horas e melhores condições.
Publicado em 12/04/2012 às 6:30
Os funcionários do Banco do Brasil (BB) realizaram ontem um ato público em frente à agência na Praça 1817, Centro, em João Pessoa. A paralisação retardou a abertura da agência e o início do expediente ao público em uma hora, em protesto pelo não cumprimento do direito à jornada de trabalho de seis horas. As portas do banco só abriram às 11h20, deixando clientes revoltados.
Um deles foi o analista de sistemas Luiz Lira, que disse ter ficado aguardando na fila em frente à porta do banco por mais de uma hora. “Todos fomos pegos de surpresa com esse adiamento em mais de um hora para abertura do banco. Entendemos que eles estão buscando seus direitos, mas isso é um desrespeito com os clientes”, disse.
Mais revoltado com a espera, o autônomo Paulo Roberto Ramos classificou de total falta de respeito. “Fazer com que pessoas que não têm nada a ver com o problema delas sofrerem é um absurdo. É um desrespeito sem tamanho”, desabafou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, a atividade faz parte da mobilização que vem ocorrendo em todo o País, sob o comando da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Além de cobrar da direção do banco o respeito à jornada de seis horas, os trabalhadores reivindicam solução de problemas dos funcionários como aplicação do Plano de Carreira e Remuneração, fim do assédio moral, melhores condições de trabalho e de atendimento aos clientes. “A paralisação desta manhã é apenas de alerta. Estamos buscando um diálogo para tomar ações mais radicais”, afirmou o presidente Henriques.
A Gerência do Banco do Brasil, através da assessoria de imprensa, informou que não vai se pronunciar sobre o ato público, contudo antecipou que está avaliando as reivindicações dos funcionários.
Comentários