VIDA URBANA
Funcionários do BNB param atividades no próximo dia 11
Categoria protesta contra a manipulação do resultado do banco no ano passado e o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Publicado em 06/04/2012 às 7:00
Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lotados na base do Sindicato dos Bancários da Paraíba resolveram em assembleia, realizada na última quarta-feira, entrar em greve por tempo determinado a partir do próximo dia 11 de abril. A categoria protesta contra a manipulação do resultado do banco no ano passado e o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho sobre Participação dos Empregados ou Resultados dos Bancos em 2011, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os empregados admitidos que estavam em efetivo exercício entre o dia 31 de dezembro de 2010 até o último dia útil do ano passado, deveriam ter recebido no dia 1º de março deste ano 15% do lucro líquido do exercício 2011.
“Ocorre que até o momento aguardamos uma posição do Banco do Nordeste, mas não avançamos nas negociações”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques.
Para ele, o resultado da assembleia já era esperado, em virtude da revolta dos funcionários. "Há um descontentamento generalizado nas unidades de trabalho do banco público, cuja direção manipulou o resultado do exercício de 2011, para provisionar prejuízos decorrentes de operações de crédito mal feitas, prejudicando a distribuição dos lucros com os funcionários", ressaltou.
Segundo o presidente, o comentário entre os funcionários é que o lucro da instituição foi reduzido por conta de uma operação de crédito feita pela Agência Brasília, no valor de R$ 220 milhões, para uma empresa do estado de Mato Grosso do Sul.
“Os funcionários, que trabalharam corretamente, não vão pagar pelos desmandos da direção da instituição. Caso até o dia 10 o banco não apresente uma proposta de pagamento da PLR, os bancários cruzarão os braços no dia seguinte", concluiu.
Através de sua assessoria, o BNB informou que não pretende se posicionar oficialmente sobre o assunto enquanto não for iniciada a greve.
Comentários