icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Geometria para fugir do óbvio

Charmosas e elegantes, estampas geométricas estão em destaque e vêm conquistando o público feminino. 

Publicado em 22/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 31/01/2024 às 17:38

Linhas verticais, horizontais e desenhos que chamam a atenção. Há alguns meses, a sensação entre as coleções de estilistas e grandes marcas tem sido as estampas geométricas. Charmosas e elegantes, elas vêm conquistando o público feminino por proporcionarem um jogo visual interessante e mexerem com a mente, transformando os looks em criativas composições de formas simétricas e cores.

De acordo com a designer de moda Andressa Coeli, curiosamente, as estampas geométricas estão se mantendo em destaque desde a temporada outono/inverno 2013 e surgem, no momento, majoritariamente voltadas para um público mais jovem.

“São pessoas que procuram usar o que está em alta no mercado.Gostam de ousar, são modernas e chamam atenção. Possuem atitudes e biótipos diferentes”, comenta.

Segundo ela, uma dica básica ao optar pela geometria nas roupas é observar o que é preciso esconder e acentuar no corpo. “As estampas em linhas verticais alongam a silhueta, assim como as horizontais dão volume. Para quem esta acima do peso, a dica é usar estampas de tamanho pequeno a médio com fundo escuro, assim não terá tanto volume na região. E para quem quer o oposto, aposte no fundo claro com estampas grandes”, indica.

Para o produtor de moda e consultor de estilo Iran Nascimento, vale ressaltar que quem é mais clássica e não se sente à vontade para arriscar nas estampas mais chamativas pode ir adotando gradativamente os desenhos em acessórios e itens menores. “Há sempre um caminho para modernizar seu look sem sair do seu estilo”, revela, citando como exemplos colares, pulseiras, bolsas, cintos e calçados com a temática.

“Joias e bijuterias geométricas, assim como as de pedrarias, são algumas das opções. No caso das pedras, indico as mais delicadas em cores que estejam em sintonia com as estampas. No caso de vestidos, cintos faixa ou finos marcam a silhueta e deixam o look mais feminino. Bolsas e sapatos podem vir em cores que também devem estar em harmonia com a estampa ou neutras, para as mais clássicas”, sugere.

Apesar da relevância da geometria nos looks contemporâneos, as opiniões dos especialistas são praticamente uníssonas quanto ao valor de respeitar o estilo próprio ao adotar qualquer tendência. “De modo geral, para estar na moda, é preciso ter segurança e pensar o conforto. A maior regra é não fugir do seu estilo”, finaliza Nascimento.

ESTAMPAS PARA QUALQUER OCASIÃO

Conforme Andressa Coeli, com bom senso e algumas adaptações, as estampas geométricas podem dar certo nas mais diferentes ocasiões – desde as informais e descontraídas até as de cunho profissional. “Para um look casual, você pode optar por uma calça com a estampa geométrica e blusa ou camisa lisa. Já para as mais ousadas, o mix de estampas vai dar um ar mais moderno e descolado ao figurino. A sugestão é usar desenhos que sejam simétricos entre si e com cores que se casam”, define.

Iran Nascimento concorda e acrescenta que, nestas situações, os jeans são boas pedidas por conferirem mais atitude ao visual. “Com os jeans, abuse de acessórios coloridos para ter um look mais divertido. As fashionistas também podem optar pela casadinha de moletom e saia longa estampada com tecido transparente, usado com tênis ou botas”, indica.

No caso de eventos formais, o consultor afirma que as estampas estão liberadas, tanto durante o dia quanto à noite. “Invista em acessórios delicados e em tons sóbrios. No caso das carteiras e clutches, você pode optar por alguma cor mais forte desde que esteja na mesma cartela. Transparências, fendas ou cinturas marcadas podem ser outros elementos presentes nos vestidos”, salienta.

No look profissional Andressa afirma que o ideal é usar a estampa em camisas ou blusas sociais, combinando com calça ou saia lisa.

“Você tem chance até acrescentar um blazer, que pode ou não combinar com a peça de baixo. Um exemplo é a estampa geométrica preta de fundo branco com uma sobreposição também branca por cima e calça preta. O objetivo é sempre usar cores mais neutras e sóbrias no ambiente de trabalho”, conclui. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp