VIDA URBANA
Ginástica laboral melhora desempenho de servidores da Emater
Alongamentos e exercícios físicos fazem parte das sessões que vêm agradando os funcionários da empresa.
Publicado em 03/09/2010 às 14:13
Da Redação
Com Secom-PB
Cerca de 50 funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) reservam 20 minutos da jornada de trabalho por dia, três vezes por semana, para se dedicarem à prática de alongamentos e exercícios físicos, e alguns deles, há apenas onze dias da atividade, já estão sentindo “na pele”, literalmente, os resultados.
Ao som de músicas populares e sacras, aliadas à utilização de bastões, a sessão de ginástica laboral, coordenada pela fisioterapeuta do setor médico da empresa, Vanessa Aires de Carvalho, tem início logo após a chegada dos funcionários no ambiente de trabalho. No auditório, eles experimentam técnicas que permitem a preparação da musculatura para a jornada de trabalho diária.
Ela destacou que a ginástica é uma maneira de prevenir as dores musculares provocadas pelo trabalho repetitivo e más posturas. As vantagens apontadas pela prática da atividade são inúmeras, segundo a fisioterapeuta da Emater, como a promoção da interação dos funcionários por meio do trabalho em grupo, elevação da auto-estima e estímulo aos cuidados com a saúde e promoção do bem-estar físico e mental.
Vanessa Aires lembrou ainda que durante as sessões são realizados exercícios respiratórios para ajudar na diminuição do estresse. Os hipertensos ganham uma atenção especial, e antes das sessões são acompanhados por uma enfermeira da empresa que dentre outros cuidados, realiza a aferição da pressão arterial destas pessoas. “A atividade não prejudica a jornada de trabalho, ao contrário, ajuda, pois o funcionário fica mais disposto para exercer suas atividades”, comentou.
O técnico em Recursos Humanos da Emater-PB, Hermes da Costa Lira, de 70 anos, revelou que, apesar do curto espaço de tempo que vem se exercitando, já obteve progresso no seu estado de saúde.
Seu Hermes, como é conhecido na sede da Emater, já foi submetido a uma cirurgia de hérnia de disco, na região cervical, e relata sentir dores na coluna há 20 anos, e para piorar a situação, o quadro foi agravado após sofrer uma queda. “Teve momentos que a intensidade das dores era tanta que cheguei a pedir a Deus para me tirar a vida”, disse.
O problema da coluna lhe custou horas no consultório de três especialistas. Um desses profissionais recomendou o afastamento daquilo que, segundo ele, seria uma de suas grandes paixões: a prática do futebol. Ao saber da ginástica laboral, ele desistiu de submeter-se a sessões de acupuntura que iria começar em breve, e hoje já vem obtendo bons resultados. “Outra vantagem tem sido a melhora no estado emocional”, lembrou.
Também assídua às sessões de ginástica na Emater-PB, a assistente administrativa da coordenadoria financeira da empresa, Sônia Almeida Brunet, disse que melhorou 90% das dores que sentia no braço direito. “Sempre volto mais relaxada para o ambiente de trabalho. Aprendi a desempenhar as técnicas de alongamento em casa e na caminhada diária. Queria que a ginástica fosse realizada durante todos os dias”, apelou. Ela destacou que após a prática das atividades consegue dormir melhor. “Me sinto mais leve e com mais energia para trabalhar”, disse.
Comentários