VIDA URBANA
Governador entrega obras de reconstrução da Barragem Nova Camará
Obra vai beneficiar 21 municípios e beneficiar mais de 225 mil habitantes do Brejo paraibano.
Publicado em 26/09/2016 às 9:00
Com capacidade de mais de 26 milhões de metros cúbicos de água que vai abastecer 21 municípios e beneficiar mais de 225 mil habitantes, entra em atividade nesta segunda-feira (26), a nova Barragem Camará. Localizada em Alagoa Nova, a obra foi reconstruída e será entregue pelo governador Ricardo Coutinho.
"Hoje, tenho a honra e felicidade de estar aqui inaugurando a Barragem Nova Camará, que representa R$ 48 milhões em investimentos. Estamos escrevendo uma nova página para a história de Camará. E nesta segunda, também é um dia histórico porque tanto Esperança quanto Remígio já passam a receber a água de Camará, através da primeira etapa do Sistema Adutor Nova Camará. Esse era um dos grandes desafios que essa gestão tinha e que conseguimos cumprir", pontuou o governador.
Com a entrega da Barragem Nova Camará serão beneficiados os seguintes municípios e localidades: Algodão de Jandaíra, Alagoa Nova, Areial, Campinote, Cepilho, Esperança, Chã de Marinho, Floriano, Jenipapo, Puxinanã, Lagoa Seca, Matinhas, São Tomé, Lagoa do Mato, Pocinhos, Remígio, São Miguel e São Sebastião de Lagoa de Roça.
A barragem rompeu no dia 17 de junho de 2004, deixando milhares de desabrigados, mortos e muita devastação.
Sistema Adutor Nova Camará também é entregue
Na mesma solenidade, o governador também entregou o ramal 2 do Sistema Adutor Nova Camará, que, nesse primeiro momento abrange as cidades de Remígio e Esperança. Com a entrega da primeira parte do sistema, serão beneficiados 48.677 habitantes, que contarão, ainda, com uma estação de tratamento e uma estação elevatória. Os investimentos dessa primeira etapa totalizam R$ 28,4 milhões. "Quando for concluído o sistema irá beneficiar, além de Remígio e Esperança, mais 11 municípios: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, e São Sebastião de Lagoa de Roça.
O secretário de Estado da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, falou sobre a importância da obra para o abastecimento hídrico. "A reconstrução da Barragem de Camará e a implantação do novo sistema adutor trará a redenção de toda uma região. Primeiro, além de distribuir água de boa qualidade, irá aliviar num primeiro momento o sistema de Campina Grande, já que muitas cidades são abastecidas pelo mesmo sistema", disse.
João Azevedo destacou a importância da barragem de Camará para a região. "Essa obra se reveste de um simbolismo muito grande para aquela região. Mesmo sendo no Brejo, muitas cidades – como Remígio e Esperança – são abastecidas com carros-pipa", acrescentou.
A tragédia – Na noite do dia 17 de junho de 2004 a barragem de Camará se rompeu, levando desespero para os moradores das cidades de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia e Mulungu. Mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas e outras quatro morreram.
Com o rompimento, foram lançados em torno de 17 milhões de metros cúbicos de água, causando devastação e inundando ruas da parte baixa desses municípios. Casas foram destruídas. Até percorrer aproximadamente 25 quilômetros, a água saiu arrastando tudo pela frente: postes de energia elétrica, árvores e pertences dos moradores.
Comentários