VIDA URBANA
Governo da Paraíba divulga protocolos sanitários para reabertura de setores
Cartilhas com orientações específicas para cada setor produtivo devem ser cumpridas pelos municípios.
Publicado em 01/07/2020 às 17:07 | Atualizado em 02/07/2020 às 9:02
O Governo da Paraíba divulgou nesta quarta-feira (1º) um protocolo sanitário que deverá ser aplicado no "Plano Novo Normal PB". As regras consideram orientações técnicas e legais referentes à prevenção e ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Veja aqui as cartilhas com os protocolos sanitários da Paraíba
De acordo com o Estado, os protocolos valem como diretrizes para funcionamento dos setores de estética e beleza; escolas e cursos de formação cultural; automotivos; comércio; cartilha da população; e infraestrutura.
As cartilhas detalham as medidas sanitárias adequadas à cada setor específico, e possuem orientações sobre o distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização dos ambientes. Também há orientações sobre o monitoramento das condições de saúde dos funcionários.
Segundo o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, a sociedade precisa ser adaptada para que as atividades possam retomar em segurança, com os municípios atingindo a classificação-bandeira verde.
“Para que possamos chegar à meta, que é a bandeira verde, é preciso adaptar as atividades da sociedade civil. E, para isso, o Estado passa a publicar cartilhas com orientações específicas de cada setor, explicando como deve ser o funcionamento de forma protegida em alinhamento com cada uma das bandeiras”, esclareceu Daniel Beltrammi.
Daniel Beltrammi também reforçou a necessidade das secretarias municipais de saúde compreenderem como funciona cada setor produtivo do município, para que possam, assim, fazer bom uso das cartilhas e garantir a execução delas.
O Plano do Novo Normal mostra a sinalização de cada um dos 223 munciípios paraibanos em relação ao cenário epidemiológico da pandemia do novo coronavírus em cada localidade. Atualmente, a maioria das cidades da Paraíba possui o segundo maior nível de classificação, com as bandeiras laranjas.
Comentários