icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Governo decreta Emergência em 15 cidades por causa de praga

Por conta dos danos causados pela praga da Mosca-Negra, o Governo da Paraíba decretou Situação de Emergência, por um período de 90 dias, nos 15 municípios.

Publicado em 19/02/2010 às 11:00

Da Redação
Com Secom-PB

Os prejuízos causados pela praga da Mosca-Negra-dos-Citros já podem chegar a R$ 10 milhões e para evitar que os danos continuem aumentando o Governo da Paraíba decretou Situação de Emergência, por um período de 90 dias, no 15 municípios atingidos pela praga.

A Situação de Emergência é para os municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areal, Campina Grande, Esperança, Ingá, Juarez Távora, Lagoa Seca, Lucena, Massaranduba, Matinhas, Remígio, Riacho do Bacamarte, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serra Redonda. São cidades localizadas nas regiões do Brejo, Agreste e Litoral. O decreto nº 31.089, de 11 de fevereiro, está publicado no Diário Oficial do dia 12, que circula nesta sexta-feira (19).

Por conta da praga quatro Estados nordestinos proibiram a entrada de frutas paraibanas no nos seus territótio para evitar a propagação da Mosca-Negra-dos-Citros. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, por exemplo, publicou uma portaria que veta a entrada das frutas no último dia 8 de fevereiro.

O decreto nº 31.089 é baseado na Resolução nº 003 do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). Ele estabelece que o Governo da Paraíba fica autorizado a abrir Crédito Extraordinário em fase à situação existente.

A Secretaria Estadual de Defesa da Agropecuária e Pesca está autorizada e já aplica ações para combater a praga. De acordo com a legislação, considerando a urgência da situação vigente, ficam dispensados de licitações, ou contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

Campo

Nesta sexta-feira (19) a Sedap, anunciou que vai realizar dias de campo, para conscientização de combate nos municípios que tiveram fruteiras infectadas. Serão destinados a agricultores, lideranças políticas, secretários municipais de agricultura e prefeitos.

A Sedap está disponibilizando 36 engenheiros agrônomos do seu quadro técnico para atuar no combate à mosca-negra-do- citros nos 15 municípios atingidos pela praga. A infestação da mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi) pode ocorrer em mais de 300 tipos de plantas hospedeira da cultivar cítrica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp