icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Governos enfrentam o desafio da inclusão digital

Prefeitura de João Pessoa tem programa de inclusão digital.

Publicado em 02/10/2011 às 16:02

Permitir que pessoas da classe mais baixa tenham acesso às novas tecnologias - e assim sejam inseridas socialmente no mundo digital - tem sido o desafio dos governos federal e local. E a fim de dar a essas pessoas as mesmas oportunidades daquelas que possuem ferramentas, como o computador, em casa, projetos que democratizam as tecnologias tem sido a solução.

Em João Pessoa, o Programa de Inclusão Digital para a Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da capital, tem dado novas possibilidades e qualificação para moradores de comunidades mais carentes.

Desde o ano passado, 23 bairros da capital receberam 26 estações digitais, onde é disponibilizado acesso gratuito à internet de banda larga, além de cursos de qualificação (informática básica, designer gráfico e redes sociais), com duração média de quatro meses.

Conforme o coordenador do programa, José Izidro Alves, cerca de 1.200 pessoas usufruem dos benefícios das estações digitais, mensalmente. “A finalidade do projeto é incluir as pessoas socialmente. Se antes alunos da rede pública, por exemplo, tinham dificuldade de aprofundar conteúdos vistos em sala através das pesquisas, agora eles contam com os equipamentos nos centros para não ficar atrás no uso das tecnologias”, destacou Izidro.

Ele destacou o fato do mercado de trabalho exigir cada vez mais o conhecimento mínimo de informática. Nesse sentido, desde o início no programa, 5 mil certificados já foram entregues e mais 1.200 estão em cursos.

As turmas funcionam, na maioria das estações, nos três turnos, sendo 20 alunos por sala, a cada período. Entre os bairros cobertos estão Mangabeira, Valentina, Funcionários, Cruz das Armas, Bairro dos Novais, Jardim Veneza, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, São José, entre outros.

Entretanto, José Izidro apontou que estão sendo implantadas, até o fim do ano, mais dez estações digitais, com recursos vindos do Ministério das Comunicações. “Vamos passar para 39 centros e uma cobertura de aproximadamente 70% da cidade, considerando que mais três estações estão sendo adquiridas em parceria com outras secretarias municipais”, disse Izidro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp