icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Greve pode atrapalhar realização do PSS-2013

Coperve mantém datas para realização do PSS-2013, mas alterações podem acontecer, caso a greve dos docentes da UFPB continue.

Publicado em 03/08/2012 às 6:00


Além de deixar cerca de 62 mil alunos do ensino superior sem aulas há 77 dias, a greve dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também ameaça causar transtornos aos futuros inscritos no Processo Seletivo Seriado (PSS).

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Vestibular da UFPB (Coperve), João Lins, as provas ocorrerão nos meses de novembro e dezembro deste ano. No entanto, se a paralisação dos docentes for mantida pelos próximos três meses, poderão ocorrer alterações nas datas de realização dos exames.

“Até o presente momento, as datas de cada etapa do calendário da Coperve estão mantidas, mas não posso garantir que não ocorrerão alterações, já que a greve está causando atrasos nas atividades acadêmicas da UFPB e, diante disso, a instituição poderá decidir em fazer mudanças nas datas do PSS. A decisão, no entanto, terá que ser tomada pela Reitoria da instituição de ensino”, afirmou João Lins.

Pelo calendário, as inscrições do PSS-2013 ocorrerão entre os dias 8 e 27 deste mês e as provas ocorrerão três meses depois.

Os exames da 1ª e 2ª séries do PSS serão realizados nos dias 18 e 19 de novembro, respectivamente. Já os da terceira série ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro deste ano. Ainda pelo calendário, os aprovados na seleção serão convocados para fazer o cadastramento obrigatório, processo que garante o direito à vaga, a partir do dia 29 de janeiro.

Apesar da preocupação do presidente da Coperve, o pró-reitor de Graduação da UFPB, Valdir Barbosa, não acredita na possibilidade de ocorrerem mudanças nas datas do PSS. Ele disse que os exames ocorrerão nos dias já divulgados, mesmo que os docentes permaneçam em greve. “O calendário do PSS será obedecido, independentemente, da greve dos professores”, frisou.

O pró-reitor ainda acrescentou, no entanto, que não há definições sobre o início das aulas dos aprovados. Apesar de faltarem apenas quatro meses para o final do ano, os alunos da UFPB ainda não concluíram, sequer, o primeiro semestre de estudos.

Segundo Barbosa, do total de 100 dias letivos do primeiro semestre, foram ministrados apenas 58.

Os aprovados para o segundo semestre no PSS do ano passado também aguardam o começo das aulas. As matrículas, que estavam previstas para ocorrerem no dia 27 de julho, foram suspensas e não há previsão de quando serão feitas.

“Só quando a greve for encerrada é que teremos condições de fazer um calendário para concluir o primeiro semestre, iniciar o segundo semestre de 2012 e informar quando os novos estudantes poderão se matricular e começar a assistir às aulas.

Com relação ao PSS, por enquanto, as datas permanecem inalteradas”, disse.

Para os estudantes, a possibilidade de ocorrerem alterações no calendário do PSS é motivo de preocupação. O aluno do terceiro ano do ensino médio Douglas Lopes, 17 anos, vai se submeter à prova, pela primeira vez, neste ano. Com o sonho de ingressar no curso de Ciências Biológicas, o adolescente enfrenta, desde o começo do ano, uma maratona de sete horas diárias de estudo.

“Além de tentar entrar na UFPB, vou fazer vestibular também de uma faculdade privada e estou estudando muito para conseguir passar. Se ocorrer alguma mudança nas datas das provas, vai ser muito prejudicial, porque vai atrapalhar muito os nossos planos. Espero que isso não aconteça, porque os maiores prejudicados serão os estudantes”, observou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp