VIDA URBANA
Grupo protesta contra a poluição com máscaras em estátuas de João Pessoa
Intervenção faz parte da campanha 'Peça parada: chega de poluição!'.
Publicado em 05/06/2019 às 16:22 | Atualizado em 06/06/2019 às 15:30
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), ativistas realizaram um intervenção em oito estátuas de João Pessoa. Ela amanheceram com máscaras protetoras contra a poluição do ar. A Ação faz parte da Campanha Peça parada: chega de poluição!, conduzida pelas organizações Minha Jampa e Engajamundo e motivada pela campanha nacional Mais ônibus, menos diesel.
As máscaras usadas nas estátuas foram confeccionadas pelos estudantes da EMEF Nazinha Barbosa durante oficina facilitada pela Minha Jampa e integrantes do projeto Lixo é Arte. Os materiais usados nas máscaras foram reaproveitados a partir de um mutirão de coleta na praia do Cabo Branco.
O grupo colocou máscaras nas estátuas no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú; no Busto de João Pessoa, na Avenida Epitácio Pessoa; na estátua de Augusto do Anjos, na Praça Pedro Américo; na estátua de Caixa D’água , na Praça Aristides Lobo; na estátua de Livardo Alves, na Praça Vidal de Negreiras (Ponto de Cem Réis); na estátua de Jackson do Pandeiro e no busto do Barão de Rio Branco, ambas na Praça Barão do Rio Branco; no busto de Napoleão Laureano, na Câmara Municipal de João Pessoa; e no Busto de Venâncio Neiva, na Praça do Pavilhão do Chá.
Segundo os organizadores, a campanha contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades), 7 (assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos), 11 (tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos).
“Reduzir a emissão veicular é uma intervenção essencial para melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas”, explica Jerlan, da Minha Jampa. “Políticas que exijam o uso de combustíveis mais limpos e padrões mais avançados de emissões veiculares podem reduzir estas emissões em até 90% ou mais”, destaca.
Campanha mundial
Combater a poluição do ar é também o tema deste ano da campanha da ONU Meio Ambiente, trazendo o Desafio da Máscara, que incentiva cada cidadão a postar fotos e vídeos nas redes sociais, cobrindo o rosto e a boca, para pedir aos líderes e governos ações por um ar mais limpo.
Nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, o que excede os números considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este tipo de poluição causa uma série de problemas, afetando não apenas a saúde humana, mas também o crescimento econômico – custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.
Comentários