VIDA URBANA
Guarda Municipal vai receber armas ainda este ano
Segundo prefeito, até setembro, uma proposta para treinamento específico dos guardas será apresentada ao Conselho Municipal de Segurança.
Publicado em 21/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:23
A Guarda Municipal de Campina Grande deve atuar armada até o final do ano, de acordo com o prefeito Romero Rodrigues.
Segundo ele, até setembro, uma proposta para treinamento específico dos guardas será apresentada ao Conselho Municipal de Segurança (CMS) para avaliação. Além das armas, a equipe deverá receber novos fardamentos. A Lei 13.022/2014, que permite o porte de arma por integrantes das Guardas Municipais foi publicada no dia 11 de agosto em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Os municípios terão até dois anos para se adaptar às novas regras.
Conforme o prefeito Romero Rodrigues, além da capacitação, que seguirá o mesmo padrão dos cursos aos quais são submetidos os policiais militares e civis, será necessário aguardar a liberação de uso por parte da Polícia Federal.
“Vamos ter que fazer o curso de preparação primeiro e agregar o treinamento nos mesmos moldes das Polícias Militar e Civil. É um treinamento físico, com avaliação psicológica. São muitas etapas, mas estamos trabalhando para efetivar esta aquisição até o final do ano, no mais tardar, início de 2015”, destacou.
Segundo Romero, não há previsão para aumentar a equipe este ano, mas um novo concurso previsto para o primeiro semestre do ano que vem poderá contemplar a categoria. “O concurso que lançaremos este ano tem foco nas áreas de educação, saúde, na parte de fiscais, serviços urbanos e obras. No primeiro semestre de 2015, outro novo concurso será realizado e provavelmente contemplaremos a Guarda Municipal”, disse.
Comentários