VIDA URBANA
Hábito de tomar café pode piorar dores de cabeça crônica
Especialista abordou diferentes quadros na CBN João Pessoa.
Publicado em 17/10/2017 às 20:10
Tomar café pode ser prejudicial para pessoas que sofrem com dor de cabeça. A ligação entre a substância e o quadro foi apresentada nesta terça-feira (17) pelo médico Gilvandro Lins, especialista em dores, durante entrevista à rádio CBN João Pessoa. A participação aconteceu durante o projeto 'Saúde em Alta', que celebra o Dia do Médico e faz parte do CBN Cotidiano.
Ouça a entrevista completa do médico Gilvandro Lins
Segundo Gilvandro, para pessoas que possuem dor de cabeça crônica, a cafeína mascara os sintomas do quadro, uma vez que diminui a vasodilatação, alivia a sensação de mal estar, mas não cura. "Nesses casos, tomar café pode ocasionar uma segunda crise ainda mais forte", ressaltou, alertando que até para o tratamento destes casos não são indicados remédios à base de cafeína.
Ainda sobre dor de cabeça, o médico listou algumas razões que podem contribuir para o problema que atinge cerca de 90% da população mundial. Conforme ele, má postura, falta de alimentação e fotofobia estão entre os principais motivos.
"Não existe um único tipo de dor de cabeça. Por isso, elas tem diferentes tratamentos e podem ser um sinal de alerta para alguma outra patologia mais séria", frisou.
Outros tipos de dores
Durante o programa, o médico também respondeu a perguntas sobre dores nas costas, quadro que, segundo ele, atinge de 12 a 13% da população brasileira de forma crônica. De acordo com o profissional, a parte mais complexa do tratamento nestes casos é a identificação da real causa da dor, já que, como as dores de cabeça, as dores nas costas possuem diversas origens.
Ele abordou, ainda, dores ocasionadas por gota, pedra nos rins e a fibriomialgia, doença que ficou conhecida em todo o país por ter sido a responsável por fazer com que a cantora Lady Gaga cancelasse o show marcado para o Rock In Rio em setembro.
Comentários