VIDA URBANA
Hemocentro comemora Dia Mundial do Doador nesta terça
Um café da manhã, oferecido na sede da rede Hemocentro, em João Pessoa, marca o início da programação.
Publicado em 24/11/2008 às 16:05
Da Redação
Com informações da Secom-PB
O Hemocentro da Paraíba, em homenagem ao dia Mundial do Doador, agendou para esta terça-feira (25), uma série de atividades em homenagem aos doadores de órgão. Um café da manhã, oferecido na sede da rede Hemocentro, avenida Dom Pedro II, em João Pessoa, marca o início da programação que será estendida ao Hemocentro de Campina Grande e hemonúcleos espalhados pelo Estado.
São eles distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande. Ao total, o Hemocentro da Paraíba tem 50 mil doadores cadastrados e atende quase 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados.
As doações são voluntárias e espontâneas. Todas as vezes que se doa o sangue é avaliado para determinar se existe doença transmissível (AIDS, Hepatite, Sífilis, Chagas, etc). Se houver a suspeita de doenças, o sangue não é utilizado e o doador é avisado. Por essa razão, o doador de sangue tem a vantagem de submeter-se a um "check-up" periodicamente, inteiramente gratuito.
Só na capital, o Hemocentro coleta 1.800 bolsas de sangue por mês e toda a hemorrede da Paraíba chegar a coletar 4.500 bolsas do líquido.
Para ser doador basta ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado. Não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável e também não é necessário ficar doando sangue sempre porque doou uma vez.
Comentários