icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Hemocentro da PB atende aos sábados

Atendimento ambulatorial para pacientes hemofílicos, com diversos tipos de tratamento, também está sendo oferecido aos sábados.

Publicado em 24/04/2012 às 6:30

O Hemocentro da Paraíba está realizando todos os atendimentos laboratoriais também aos sábados, das 8h às 17h. Com exceção dos serviços de dentista e fisioterapeuta, estão sendo atendidos os 257 hemofílicos, tratamento de todas as anemias, aplasia de medula óssea, transfusões de sangue e outros serviços. Aos domingos, os hemofílicos podem receber os componentes sanguíneos para o tratamento no Hospital de Trauma, que funciona em regime de 24 horas todos os dias. O atendimento aos sábados começou no dia 7 deste mês.

"Percebemos que há uma demanda grande nesses dias também para os atendimentos ambulatoriais e temos que estar prontos para recebê-la. É uma preocupação do Governo do Estado garantir atendimento e tratamento para esse público, principalmente nos serviços ambulatoriais nos casos de emergência, que acontecem durante o final de semana”, enfatizou a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sobreira.

Todos os pacientes hemofílicos participam de um treinamento dentro do Programa Dose Domiciliar e recebem os fatores sanguíneos para que possam fazer as aplicações em sua própria casa em situações de emergência. "Mas eles podem se dirigir ao Hemocentro de segunda a sábado e, aos domingos, podem buscar atendimento no Hospital de Trauma de João Pessoa. Lá eles têm um banco de sangue com os fatores e uma lista de todos os pacientes hemofílicos do Estado”, explicou a médica hematologista do Hemocentro, Sandra Sibele.

O Estado oferece atendimento aos pacientes pelo Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa; Hemocentro Regional, em Campina Grande; e mais 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. Nos finais de semana e feriados, o hospital de referência para o atendimento é o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HMTSHL).

HEMOFILIA
A hemofilia pode ser do tipo A ou B, de síndrome de Von Willebrand, trombastemia ou glasma. Para o tratamento da doença, os componentes de sangue mais necessitados são os fatores 8 e 9.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp