icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Hemocentro divulga calendário de coletas externas em julho

Equipes buscarão doadores também em outras cidades a partir de sexta-feira.

Publicado em 29/06/2016 às 11:33

O Hemocentro da Paraíba realiza a partir do dia 1º de julho, nove coletas externas de sangue na Capital e em cidades do interior da Paraíba, visando melhor abastecer o estoque da instituição. O cronograma, elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, começa no 16ª Regimento da Cavalaria Mecanizado (RCMEC), no município de Bayeux, e no sábado (2) será a vez do município de Sapé, na Escola Albert Einstein.

No dia 5, a unidade móvel estará na Usina Miriri, em Santa Rita, e no dia 6, no Distrito Sanitário IV. No dia 9 de julho a coleta será na Cidade Viva, no Bessa (Capital), e no dia 13, será realizada na Praça do Chafariz (em Tibiri), em Santa Rita.

Na quarta-feira (20), os candidatos à doação poderão comparecer na Central de Aulas da UFPB, e no sábado (23) na Paróquia Santa Rita (na Praça Getúlio Vargas), em Santa Rita. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (30) no Centro Fênix, no município de Mamanguape.

As coletas do dia 1º (RCMEC) e do dia 6 (Distrito Sanitário IV) serão realizadas das 8 horas às 13 horas, e as demais, das 8 horas até às 16 horas. Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, as ações de coletas externas proporcionam um momento para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “É um gesto humano, solidário e que salva vidas”, destacou.

A Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de 11 hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional, em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue:

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem esclarecer qualquer dúvida podem ligar para o telefone (83) 3218-7698.


Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp