VIDA URBANA
Hemocentro vai até doadores para aumentar estoque
Hemocentro está intensificando as ações da unidade móvel, que pode ser solicitada por igrejas, universidades, escolas, fábricas e instituições
Publicado em 05/12/2015 às 8:00
Acostumada a procurar o Hemocentro da Paraíba para doar sangue a cada três meses, a auxiliar administrativa Lidiane Ferreira precisou se esforçar menos dessa vez: uma unidade móvel foi até o seu trabalho para realizar a coleta. Especialmente no fim do ano, quando há uma redução no estoque do sangue por causa da grande demanda e da falta de doadores, o Hemocentro está intensificando as ações da unidade móvel, que são feitas de acordo com a solicitação de instituições.
“Nessa época o nosso trabalho é intensificado por causa dos festejos natalinos, que é quando a população se ausenta mais. Então posso dizer que o nosso 'Dia D' é todo dia”, afirma a assistente social do Hemocentro, Maria da Neves Pereira.
Na manhã de ontem, cerca de 60 alunos da Oficina Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa doaram sangue na sede da Oficina, um dia após uma palestra de conscientização sobre a importância desta ação. “A Oficina já existe com o incentivo de que o alunado ajude ao próximo. Como vimos nas redes sociais que o Hemocentro está necessitando de doações, decidimos convocar a unidade móvel para que ela viesse até a escola para que os jovens pudessem doar”, explica a coordenadora pedagógica da Oficina Escola, Rose Duarte.
“Acho muito importante doar porque imagina se fosse a família da gente que estivesse precisando de sangue, né? É horrível esperar em uma fila”, afirma Maria da Guia, estudante de serralharia da Oficina Escola. “Quando a gente doa sangue, a gente doa vida. É sempre bom lembrar disso na hora de doar”, afirma Lidiane Ferreira, ex-estudante da Oficina que hoje trabalha na instituição.
Para a assistente social do Hemocentro Maria das Neves Pereira, o principal benefício da doação de sangue é ter a oportunidade de ajudar as pessoas que dependem do material para sobreviver, mas há um incentivo a mais para os doadores. “Cada bolsa de sangue é fracionada, então ao invés de salvar uma vida, você estará salvando três. Além desse grande estímulo, temos também uma lei estadual que estabelece que quem faz três doações durante o ano tem direito a isenção dos concursos públicos estaduais e municipais”, diz.
A presença da unidade móvel pode ser solicitada por igrejas, universidades, escolas, fábricas e todas as instituições públicas e privadas. Para isso é necessário enviar um ofício para o departamento de serviço social do Hemocentro da Paraíba. “Lembramos que o ofício tem que ser enviado um mês antes da coleta porque temos uma agenda de visitas. Agora já estamos fazendo solicitações para janeiro”, afirma Maria das Neves. Mais informações podem ser pedidas pelo telefone 3218-7698.
DOAÇÃO DE SANGUE
Condições para doar sangue:
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Sentir-se saudável;
• Ter acima de 50 kg;
• Apresentar documento oficial
com foto.
Antes de doar:
• Lembre-se de não ir doar sangue
em jejum;
• Faça um repouso mínimo de 6 ho-
ras na noite anterior;
• Não consuma bebidas alcoólicas
até pelo menos 12 horas antes;
• Evite fumar nas duas horas antes
da doação;
• Evite ingerir alimentos gordurosos.
Quem não pode doar?
• Quem teve diagnóstico de hepatite
após os 11 anos;
• Mulheres grávidas ou que estejam
amamentando;
• Pessoas que estão expostas a doenças
transmissíveis pelo sangue, como Aids,
hepatite, sífilis e doença de Chagas.
Comentários