VIDA URBANA
Hemorrede da Paraíba atende a 257 pacientes hemofílicos
Para lembrar a importância do tratamento e da atenção especial aos pacientes, acontece nesta quarta-feira (4) o Dia do Hemofílico.
Publicado em 02/01/2012 às 15:45
A rede de hemocentros da Paraíba informou nesta segunda-feira (2) que está atendendo periodicamente 257 pacientes hemofílicos em todo o estado. E para lembrar a importância do tratamento e da atenção especial aos pacientes, acontece nesta quarta-feira (4) o Dia do Hemofílico.
Na Paraíba, os pacientes são atendidos pelo Hemocentro Coordenador, em João Pessoa, Hemocentro Regional, em Campina Grande, e mais 11 Hemonúcleos (nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras). Nos finais de semana e feriados, o hospital de referência para o atendimento é o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
De acordo com a Hemorrede da Paraíba informou que os pacientes também são beneficiados através do Programa Dose Domiciliar que é responsabilidade do Ministério da Saúde. Por meio do programa, a equipe dos hemocentros capacita pais e parentes de crianças hemofílicas para que realizem o transporte, armazenagem e administração da dosagem dos fatores sanguíneos nos pacientes em sua própria casa.
Os pacientes com hemofilia tem dificuldade de controlar sangramentos. Para o tratamento, os componentes de sangue mais necessitados são os fatores 8 e 9. Esses são adquiridos pelo processamento do plasma que é retirado do sangue dos doadores, juntamente com plaquetas e hemácias.
O plasma excedente da Paraíba é doado à França, mas, de acordo com a rede de hemocentros em breve ele passará a ser processado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Pernambuco, e voltará para ser usado na Paraíba. A primeira etapa da fábrica, que fica localizada no município de Goiana, foi inaugurada no último dia 19.
Comentários