VIDA URBANA
Higiene de marmitas requer cuidados
A marmita deve ser colocada na geladeira até a hora em que for consumida.
Publicado em 15/07/2012 às 13:26
A busca pela dieta equilibrada e por um estilo de vida mais saudável também é outra justificativa dos adeptos da 'quentinha'. Tudo bem que acordar mais cedo para preparar o almoço pode não ser a coisa mais agradável do mundo.
Quem leva a refeição para o trabalho deve tomar alguns cuidados na preparação e armazenamento dos alimentos, para evitar que a comida se estrague. A marmita deve ser colocada na geladeira até a hora em que for consumida. Quando feita em casa, a comida pode ser preparada com menos gordura e sal. Você também ficará seguro em relação à higiene.
Outro ponto positivo das marmitas é que você ficará menos vulnerável às tentações de 'comer besteiras'. Nos restaurantes self-service ou fast foods é difícil se controlar diante do que os olhos veem. Portanto, para quem quer uma alimentação saudável, nada melhor que ficar longe de tudo isso e se conformar com a marmita, que pode ser muito saborosa, além de nutritiva.
O nutricionista Sebastião Filho afirma que é bem melhor uma marmita de comida caseira a lanches à base de salgadinhos industrializados e refrigerantes. “Por mais barata que seja a marmita, o valor nutricional é muito melhor do que os lanches”, avalia. Verduras e legumes não podem faltar, bem como as frutas, para sobremesa. “São fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, portanto, não podem ser esquecidos”, frisa.
Dentre os cuidados que devem ser observados por quem vai preparar a marmita, segundo o nutricionista, estão a higiene da marmita e a temperatura dos alimentos. “Recomendo colocar apenas dois tipos de carboidratos, feijão com arroz ou com macarrão ou com farofa”, declara. Sebastião também recomenda não colocar a salada junto a carnes quentes, nem colocar caldos em excesso. “Depois de tudo pronto, não esqueça de vedar bem o recipiente", alertou.
Comentários