VIDA URBANA
Hipotireoidismo e hipertireoidismo provocam mudanças no corpo
Hipotireoidismo e hipertireoidismo provocam diversas mudanças no corpo
Publicado em 06/05/2012 às 8:00
O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, regional Paraíba, médico Ednardo Parente Rocha, explica que o hipotireoidismo ocorre quando a tireoide reduz a quantidade de hormônios T3 e T4. No entanto, esse não é o único problema gerado pela tireoide. Segundo o médico, também pode ocorrer o oposto: a glândula no pescoço passar a fabricar hormônios em excesso e, assim, dar origem ao chamado hipertireoidismo.
“Enquanto o hipotireoidismo deixa organismo lento e as pessoas inchadas, com moleza e sem disposição, no hipertiroidismo, o efeito é contrário. O metabolismo fica mais acelerado. As pessoas ficam com muita energia, ansiosas, nervosas, com pressão alta e batimentos cardíacos acelerados”, explica.
Outro problema que pode surgir na tireoide são os chamados nódulos cancerígenos. “Geralmente, isso ocorre em pessoas que se submeteram a sessões de radioterapia e que tiveram a tireoide atingida pela radiação”, conta o médico.
Por apresentar sintomas muito parecidos com outras doenças, os problemas associados à tireoide acabam sendo confundidos com diferentes patologias. E é nesse ponto que reside o perigo.
Sem diagnóstico, a alteração fica sem tratamento e gera problemas em outras áreas do corpo, como coração, ossos e sangue. Insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, glaucoma, anemia, surdez e desordens gastrintestinais e neurológicas são alguns das doenças que podem surgir em decorrência da disfunção da tireoide.
Comentários