VIDA URBANA
Hoje é dia de imunizar animais contra a raiva
Proprietários devem se dirigir ao Centro de Zoonoses ou postos de saúde nos bairros, centros de saúde e postos móveis para vacinar seus animais.
Publicado em 28/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:46
Os donos de cães e gatos de toda Paraíba devem levar os animais para tomar a vacina contra raiva. Durante o dia de hoje, das 8h às 17h, acontece o Dia 'D' de Vacinação Antirrábica e cerca de seis mil profissionais, sendo a maioria veterinários e vacinadores, estarão à disposição da população em 850 postos de vacina, entre fixos e móveis.
Ao todo, são esperados a visita de 608 mil animais, sendo cerca de 415 mil cães e 193 mil gatos, maiores de 3 meses e que tenham tomado a última vacina há pelo menos 2 meses.
Os proprietários devem se dirigir ao Centro de Zoonoses, se o município tiver, além de postos de saúde nos bairros, centros de saúde e outros postos móveis que serão instalados excepcionalmente ao logo do dia de hoje para atender toda a demanda.
De acordo com Francisco de Assis, coordenador do Centro de Zoonoses de João Pessoa, essa dosagem é imprescindível, uma vez que o combate à raiva deve ser mantido para que a saúde dos animais fique estável. A vacina é gratuita.
“É muito importante a participação dos donos dos animais nesse dia D, porque estaremos com toda a estrutura em todos os 223 municípios paraibanos para que a vacinação atinja sua meta.
O Ministério da Saúde destinou 800 mil vacinas para a Paraíba, e nosso propósito é alcançar as 608 mil dosagens. Por isso, reforçamos a presença de todos ao longo desse dia”, destacou Francisco de Assis, orientando que os donos levem os cães para vacinar em coleiras adequadas, enquanto que os gatos sejam colocados em sacos de pano.
Em João Pessoa, a estimativa do Centro de Zoonoses é de que cerca de 70 mil animais sejam imunizados, sendo 65 mil cães e 5 mil gatos.
Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde informou que desde o início desse mês vem realizando vacinações na cidade. Com o advento desse dia D, a meta é vacinar 51 mil cães e gatos durante toda a mobilização. Para isso, mais de 150 profissionais, distribuídos em oitenta postos de vacinação, deverão participar da imunização em todos os bairros da cidade, das 8h às 17h.
De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental do município Rossandra Oliveira, até agora, foram vacinados 4.873 cães e 1.279 gatos na zona rural da cidade. “A meta de vacinação na zona rural foi superada. Na área urbana, a intenção é imunizar 34 mil cachorros e 17 mil gatos no sábado”, explicou Rossandra.
Comentários