VIDA URBANA
Homens transexuais deverão fazer alistamento nas Forças Armadas
Prazo para alistamento militar obrigatório termina neste sábado.
Publicado em 28/06/2018 às 13:31 | Atualizado em 28/06/2018 às 18:30
As pessoas que nasceram com o sexo biológico feminino e, por se identificarem com o gênero masculino, mudam de sexo, também passam a ser obrigadas a se alistarem em uma das Forças Armadas. De acordo com o Exército Brasileiro, o prazo de alistamento militar para transexuais é o mesmo válido para todos os homens que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro deste ano, ou seja, até o próximo sábado (30).
Para apresentar-se, porém, é preciso ter documento oficial em que consta o registro de sexo masculino. A inscrição pode ser feita na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima ou pela internet (saiba como). Em seguida, o jovem deve acessar a página oficial do processo ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar próxima da residência onde mora.
Quem não se alistar fica em débito com o Serviço Militar e não pode, por exemplo, obter passaporte, matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e obter carteira profissional. Além disso, quem não estiver inscrito na seleção estará sujeito a uma multa que, até o mês de junho, é de R$ 4,14. Esse valor é atualizado a cada três meses, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).
Comentários