icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Homicídios na PB caem 47%

Balanço da Seds, traz dados sobre a segurança no período eleitoral e mostra redução no número de assassinatos no Estado.

Publicado em 09/10/2012 às 6:00


O número de homicídios contabilizados na Paraíba no final de semana das eleições deste ano em relação ao mesmo período do pleito de 2010 teve redução de 47,06%. De acordo com os resultados apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Seds) ocorreram nove assassinatos da última sexta-feira até o último domingo, enquanto em 2010 foram 17 crimes deste tipo entre a sexta-feira e o domingo.

A operação 'Voto Seguro' foi concluída com o registro de 248 ocorrências em todo o Estado, desde o dia 7 do último mês até o último domingo, dia das eleições. Apenas as cidades de João Pessoa e Cajazeiras, no Sertão paraibano, apresentaram resultado crítico com o registro de 16 ocorrências durante o período analisado. Em outros oito municípios foram contabilizados de seis a 15 ocorrências, apresentando resultado considerado severo.

De acordo com a Seds, os casos com maior incidência foram: desobediência e desacato, com 20 casos, 14 registros relacionados a desordem prejudicial à eleição, além de onze casos de agressão e oito aliciamento de eleitores. Porte ilegal de arma, apreensão de veículo e ameaças totalizaram nove registros cada. Para o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o primeiro turno das eleições foi marcado pela tranquilidade.

“O processo eleitoral foi relativamente tranquilo e as ocorrências não tiveram grandes relevâncias. A segurança pública além de ter a preocupação com o pleito eleitoral, mas também com os crimes contra a vida e contra o patrimônio neste período”, frisou Cláudio Lima, acrescentando que o planejamento estratégico realizado três meses antes do pleito, além da utilização da tecnologia e integração entre as polícias, contribuíram para o resultado satisfatório.

O comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, revelou que foram feitas mais de 20 mil escalas de serviço no período das eleições. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle, auxiliou o trabalho da PM. “Nós podíamos monitorar onde estava a guarnição e dar resposta imediata à ocorrência”, afirmou. Os assassinatos não estavam relacionados às eleições.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp