VIDA URBANA
Hora do Planeta vai apagar luzes por uma hora em todo o país
Capitais brasileiras aderem a mobilização mundial lidereada pela organização não governamental WWF na luta pela sustentabilidade
Publicado em 28/03/2015 às 12:54
Às 20h30 de hoje (28), vários pontos em todo o Brasil vão ficar às escuras por uma hora. Locais como a Praça dos Três Poderes, em Brasília, os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e a Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, apagarão as luzes como parte da Hora do Planeta, mobilização liderada pela organização não governamental (ONG) WWF.
Em João Pessoa, as luzes da Estação Cabo Branco também ficarão apagadas, durante uma hora, como um ato simbólico da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para contribuir com as ações de combate ao aquecimento global, aderindo à Hora do Planeta. O evento tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Estação Cabo Branco.
A Hora do Planeta é um movimento simbólico, que ocorre uma vez por ano, no fim de março. A ideia existe desde 2007 e aqueles que participam firmam o compromisso com o planeta de criação de um mundo sustentável. A ideia é que vários pontos em todo o mundo apaguem as luzes entre as 20h30 e as 21h30, em seus horários locais. Todas as 27 capitais brasileiras se comprometeram com o movimento. De acordo com a WWF, já são 173 cidades brasileiras com participação confirmada.
A ação promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil é considerada a maior mobilização mundial de combate ao aquecimento global e este ano tem o Rio de Janeiro como cidade âncora. A ideia da mobilização é unir pessoas e empresas em todo o mundo, celebrando um compromisso com o planeta, apagando as luzes por uma hora.
Esse é um ato simbólico que tem o objetivo de incentivar a comunidade global para compartilhar oportunidades e desafios da criação de um mundo sustentável.Estiagens, inundações, tempestades, eventos extremos são cada vez mais frequentes e intensos e todas as atitudes, de cidadãos, empresas e governos, importam para ajudar a frear a velocidade dessas mudanças. Este é o nono ano da campanha, que começou em março de 2007 com a WWF-Austrália, quando mais de 2,2 milhões de pessoas e 2 mil empresas apagaram suas luzes por uma hora, no primeiro evento Hora do Planeta.
Para a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, a adesão à Hora do Planeta demonstra que estamos conectados às ações em todo o mundo. Mas para além desse ato simbólico, é importante reforçar que a gestão tem tomado medidas concretas para além da Hora do Planeta, medidas cotidianas para a redução dos impactos e de preservação do nosso patrimônio ambiental.
Comentários