VIDA URBANA
Hospital de Trauma promove capacitação para profissionais na área laboratorial
Curso é sobre "Qualificação na interpretação Clínica e laboratorial do hemograma" e pretende aprimorar o conhecimento científico da equipe de profissionais.
Publicado em 20/09/2010 às 14:49
Da Redação
Com Secom-PB
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) promove, nesta terça-feira (21), mais um curso de aperfeiçoamento para a sua equipe. O curso "Qualificação na interpretação Clínica e laboratorial do hemograma" tem como público alvo profissionais da área de laboratórios de análises clínicas, área médica e de Enfermagem. O encontro será realizado das 18h às 22h no auditório do hospital.
A coordenadora do Laboratório do Hospital de Trauma, Lúcia Cristina Corrêa Moura, disse que esse é mais um curso realizado com o incentivo da direção, com o objetivo de proporcionar acúmulo de conhecimento científico para a equipe. “O objetivo do curso é qualificar o profissional à interpretação clínica e laboratorial do hemograma; proporcionar o conhecimento de patologias associadas às alterações hematológicas e promover o aprimoramento profissional na área do hemograma”, ressaltou a coordenadora.
O curso é realizado com o apoio do Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos (Nece). A abertura do evento será às 18h30. Logo em seguida, começam as palestras. A primeira será sobre a "Interpretação da Série Vermelha" e a outra sobre a "Interpretação da Série Branca". As palestras serão ministradas pela bioquímica Beatriz Maia, Especialista em Hematologia e Citologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O que é?
O hemograma é a análise citológica do sangue através de parâmetros laboratoriais qualitativos e quantitativos, onde as alterações sanguíneas podem ser monitoradas, permitindo a análise evolutiva dos processos patológicos. O hemograma sempre será um exame complementar e muito útil à interpretação clínica, quando adequadamente realizado e corretamente interpretado.
O hemograma é o exame mais solicitado aos pacientes nas consultas médicas. Quase 80% dos pedidos de exames laboratoriais incluem o hemograma. O exame é indispensável no diagnóstico e no controle evolutivo das emergências médicas, clínicas, e traumatológicas, além das doenças infecciosas, doenças crônicas em geral, no acompanhamento de quimioterapia e radioterapia, e em todas as doenças hematológicas.
Comentários