VIDA URBANA
Hospital Regional de CG começa a transferir pacientes para novo Trauma
Hospital Regional só fará atendimentos clínicos e cirúrgicos. Pacientes da UTI vão ser transferidos para o novo Trauma ao longo deste sábado (11).
Publicado em 11/06/2011 às 9:06
Da Redação
Com Jornal da Paraíba
A partir deste sábado (11), o Hospital Regional de Trauma e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, passa a funcionar apenas para atendimento clínico e cirúrgico, sem receber novas internações nos demais casos. Estão sendo transferidos ao longo do dia todos os nove pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que irão permanecer temporariamente em leitos particulares no Hospital Pedro I, para que seja transferida a tubulação de gases ao novo Hospital de Trauma, no bairro das Malvinas. A previsão é que o funcionamento do sistema aconteça até o dia 26 de junho.
Os pacientes transferidos hoje devem ser encaminhados ao novo Trauma na noite deste domingo quando for concluída a transferência dos equipamentos de gases do atual hospital para o novo. Na tarde desta sexta, foram transferidos para o novo Trauma três pacientes remanescentes da Ala de Queimados, sendo uma criança e dois adultos.
Segundo o diretor técnico Flaubert Cruz, a ala foi esvaziada e está agora interditada, passando todos os internamentos agora a ser feitos no novo hospital, que possui 33 leitos apenas para este setor – sendo que o atual setor dispõe de apenas 18. “Além de dispor de mais leitos, pensamos nesta transferência de pacientes da ala de Queimados devido ao período de São João, quando aumenta significativamente o número de incidentes com fogos de artifício e fogueiras”, explica o diretor.
A transferência completa de pacientes e o funcionamento completo do novo Trauma ainda não ocorreu devido à não conclusão da instalação do sistema de gases naquele hospital. A empresa responsável pela licitação tem um prazo estipulado até o dia 26, para essa conclusão. “O que vem nos limitando é a instalação do sistema de gases, que sem eles não podemos funcionar. Só depois disso é que poderão ser instalados os braços mecânicos, que farão funcionar o Centro Cirúrgico do novo hospital”, complementa Flaubert.
A primeira transferência de pacientes para o novo Trauma aconteceu no último dia 16 de maio, com dez crianças internas da ala de Pediatria. Durante a manhã de hoje, a STTP irá interditar temporariamente, das 8h às 12h, o cruzamento da Av. Floriano Peixoto com Antenor Navarro. O controle de tráfego será efetuado devido à transferência dos pacientes.
Comentários