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VIDA URBANA

Hospital Universitário de João Pessoa inicia desativação gradual do teleatendimento

Consultas ambulatoriais presenciais devem ser retomadas em algumas especialidades do HULW.

Publicado em 21/09/2020 às 17:44 | Atualizado em 22/09/2020 às 7:22


                                        
                                            Hospital Universitário de João Pessoa inicia desativação gradual do teleatendimento
Foto: Divulgação

				
					Hospital Universitário de João Pessoa inicia desativação gradual do teleatendimento
Foto: Divulgação. Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba, está encerrando as atividades de telemedicina a partir desta segunda-feira (21). O serviço começou a ser oferecido aos pacientes em 13 especialidades, após a suspensão das consultas ambulatoriais, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Até o última dia 21 de agosto, o HULW realizou 8.028 atendimentos online, que resultaram que 3.083 agendamentos prévios para médicos de 13 especialidades. A assistência remota foi prestada por pelo menos 60 profissionais por meio de uma central telefônica com quatro linhas.

Com a desativação do teleatendimento, todos os serviços são substituídos por atendimento presencial. No entanto, a retomada será gradual, para que não haja aglomeração de pessoas na unidade e assim, diminuir o risco de contaminação pela Covid-19.

O coordenador do projeto de telemedicina no HULW, titular da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), algumas especialidades devem continuar contando com os serviços de teleatendimento, como o Serviço de Geriatria, devido ao alto risco de contaminação pelo novo coronavírus.

“Nossa avaliação é que (o teleatendimento) foi uma iniciativa excepcional. Na verdade, foi um serviço que, com a duração de quatro meses, nós conseguimos prestar uma assistência à população num momento muito crítico de país e de mundo, dentro das limitações possíveis e com o apoio dado pela administração do hospital”, afirma Ângelo Melo.

Após a primeira etapa de desativação do teleatendimento, o Hospital deve realizar um planejamento com investimento em infraestrutura no ambulatório, para que o serviço possa ser oferecido com segurança aos pacientes que retomarem os atendimentos.

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Bruna Couto

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