VIDA URBANA
HU de JP bloqueia UTI Neonatal após bebês testarem positivo para Covid-19
HULW informou que dois bebês morreram, e outros dois seguem em tratamento.
Publicado em 30/07/2020 às 23:00 | Atualizado em 31/07/2020 às 13:03
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, bloqueou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da unidade nesta quinta-feira (30), após bebês recém-nascidos que estavam internados no local testarem positivo para Covid-19. Além da UTI, o HULW também suspendeu o atendimento de novas gestantes na unidade.
De acordo com o hospital, três recém-nascidos que estavam internados na UTI Neonatal, e um que estava internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), apresentaram sintomas de infecção pelo novo coronavírus e foram testados. Os quatro apresentaram diagnóstico positivo para a doença.
Ainda segundo o HULW, dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal com Covid-19 morreram esta semana, e outros dois bebês que também testaram positivo para a doença seguem em tratamento na unidade. Do seis leitos da UTI Neonatal da unidade, quatro estão ocupados.
A Superintendência do HULW informou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), bem como a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, foram comunicadas sobre a suspensão nos atendimentos em decorrência do risco de contágio pelo novo coronavírus na unidade.
Para identificar um possível foco de contágio pela Covid-19, o HULW vai testar mães e bebês que se encontravam nos setores onde positivados para a doença estavam. Funcionários da Ucin e da UTI Neonatal também serão testados, fazendo uso do teste RT-PCR.
Gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) não procurem o Lauro Wanderley enquanto o atendimento permanecer suspenso. O hospital orienta que essas pacientes procurem outras maternidades públicas da capital, que continuam aptas ao atendimento.
Comentários