VIDA URBANA
Hotéis de Campina Grande estão com reservas esgotadas para o São João
Rede hoteleira da cidade já está com todas as reservas fechadas para os principais dias da festa. Mais de 90% dos 2.578 leitos disponíveis em 28 estabelecimentos na cidade estão reservados.
Publicado em 28/05/2011 às 8:30
Do Jornal da Paraíba
Faltando apenas uma semana para a abertura do Maior São João do Mundo em Campina Grande, a rede hoteleira da cidade já está com todas as reservas fechadas para os principais dias da festa. Ao todo, mais de 90% dos 2.578 leitos disponíveis em 28 estabelecimentos na cidade estão reservados para os finais de semana e a maioria dos estabelecimentos não têm vagas para esse período. O levantamento é do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares do município, que espera atingir a lotação máxima até a abertura no próximo dia 3 de junho.
A alternativa encontrada por muitos turistas que não encontram mais vagas nos dias de maior movimento, como véspera de São João e Dia dos Namorados, está sendo vir para a cidade no decorrer da semana aquecendo o mercado. A procura por hospedagem nos dias de segunda a quarta-feira cresceu 15% em relação ao ano passado, algo considerado atípico pelo setor. “Uma novidade está sendo a maior procura por leitos no decorrer da semana, o que não acontecia nos anos anteriores, fazendo com que aqueles que não tinham opção possam vir à cidade. É algo atípico e que tem refletido positivamente com o aumento da demanda”, afirma Divaildo Bartolomeu, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Campina Grande.
No Garden Hotel, localizado no bairro do Mirante, já não há vagas nos fins de semana e a lotação no período de segunda a quinta atinge uma média de 65% no mês de junho. “Para esse período festivo a procura é maior, trabalhamos com representantes comerciais com pessoas que estão a trabalho, mas também com pessoas que estão a turismo. Boa parte vem do sul do país através de agências de turismo”, relata Rosângela Queiroz, responsável pela recepção. O hotel conta com 192 apartamentos, sendo nove suítes executivas e uma presidencial onde o valor da diária chega a R$ 1 mil.
Para atrair os turistas, o hotel investiu na ornamentação. Há cerca de 20 dias todo o hall de entrada e o restaurante estão decorados com motivos juninos e peças do artesanato regional, como bandeirolas em tecido de chita e peças produzidas em algodão. “A gente tem de entrar no clima de São João ornamentando os estabelecimentos e colocando músicas juninas. Esse é o grande atrativo aos turistas que precisa ser estimulado em todos os hotéis da cidade”, afirma Divaildo Bartolomeu.
Já no Hotel Village, localizado na entrada do município, todos os leitos já estão reservados entre os dias 23 e 27 de junho e cerca de 95% dos apartamentos estão ocupados nos demais fins de semana. Mesmo com a grande demanda, o turista ainda consegue encontrar vagas, mas precisa ter pressa para não ficar sem hospedagem. Estabelecimentos como Hotel Serrano, Onigrat Hotel e Majestic Hotel ainda não estão lotados, mas afirmam que a maioria das pessoas deixa para confirmar a reserva de última hora e que sempre faltam vagas neste período.
“A procura é muito grande neste período, todo ano ficamos sem vagas”, afirmou a gerente Ana Brígida Xavier. No Hotel Iguatemi, nas proximidades da rodoviária de Campina Grande, no Catolé, quase todos os quartos estão reservados, cerca de 70% dos apartamentos. Para a próxima semana não há mais vagas. Outra opção para o turista é recorrer à hospedagem nos motéis que nesta época do ano disponibilizam pacotes para os finais de semana.
Comentários