VIDA URBANA
HPV: 104 mil alunas da PB vão receber vacina
Objetivo é prevenir o câncer do colo de útero, doença que já matou 198 pessoas nos últimos anos.
Publicado em 23/01/2014 às 8:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:38
Mais de 104,7 mil meninas de 11 a 13 anos de idade devem ser vacinadas contra o HPV em toda Paraíba. A primeira das três aplicações será feita em março, nas escolas privadas e públicas, municipais e estaduais. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é receber cerca de 200 mil doses do Governo Federal. Com a iniciativa, o Sistema Único de Saúde (SUS) pretende prevenir o câncer do colo de útero, doença que já matou 198 pessoas no nosso Estado nos últimos dois anos.
A enfermeira técnica da Assessoria de Imunização da SES, Maria do Carmo Carneiro Guedes, explicou que mais detalhes sobre a campanha intersetorial serão definidos em reunião que acontece hoje, por volta das 9h30. “A nossa expectativa é que a Paraíba receba 200 mil doses da vacina. Mas ainda não fomos informados oficialmente sobre o número exato. Nessa reunião de amanhã (hoje), vamos traçar as estratégias da campanha. Acertaremos também como será feita a inclusão das escolas particulares. Nesse caso, teremos que pedir autorização”, comentou.
Os pais que não quiserem vacinar suas filhas nas escolas terão que fazer a comunicação à direção do estabelecimento, em tempo hábil, por meio de um termo de recusa. O Ministério da Saúde anunciou que nessa campanha inaugural, a primeira dose de imunização acontece em março. Ela será feita tanto nas escolas públicas e privadas como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Seis meses após a primeira dose, em setembro de 2014, haverá a segunda aplicação. A terceira acontecerá cinco anos depois, em março de 2019. Essas duas últimas serão realizadas nas UBS.
A Assessoria de Imprensa da SES informou que a reunião intersetorial para tratar das estratégias da campanha terá a presença dos responsáveis pela Vigilância da Saúde e de membros da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O encontro intersetorial acontece na Comissão de Intergestores Bipartite Estadual (CIB), contudo não foi confirmada se haverá a participação de representantes das escolas particulares nesse primeiro momento de formatação dos trabalhos.
Comentários