VIDA URBANA
HUAC realiza mutirão do Outubro Rosa nesta sexta-feira em Campina Grande
Ação inclui marcação de mamografias, ultrassom de mama e atividades educativas.
Publicado em 18/10/2018 às 19:23
Mais de duzentas mulheres vão participar, nesta sexta-feira(19), de um mutirão de consultas e marcação de mamografias em Campina Grande. A ação será realizada pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O cadastro das pacientes foi realizado em setembro.
Ao longo do ano, o Hospital Universitário oferta mamografia, ultrassom e atendimento com mastologista de forma rotineira, mas decidiu promover o mutirão como forma de aderir à campanha Outubro Rosa e ao esforço concentrado nacional na conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Segundo a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Cândida Cavalcanti, as consultas serão feitas por oito médicos, entre mastologistas e ginecologistas, e o mutirão contará com a coordenação da médica Cristina Santos Lacerda. “As pacientes atendidas nesse dia já saem com a mamografia marcada. A exceção fica por conta das 18 mulheres que se cadastraram primeiro no mês passado. Nesse caso, o exame será feito no mesmo dia”, explicou.
Programação
O mutirão do HUAC será realizado pela manhã e tarde no Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese). A ação, que começa às 7h com as consultas previamente agendadas, inclui marcação para ultrassom de mama, lanche, atividades educativas e sorteio de duas cestas básicas entre as pacientes com consultas marcadas. O laboratório do HUAC também realizará testes rápidos para HIV e sífilis.
Durante toda a manhã, haverá apresentação musical, palestra sobre prevenção do câncer de mama (coordenada por estudantes de Medicina) e explanação sobre garantia de direitos da mulher com câncer (organizada pelo setor de Assistência Social). O setor de Psicologia realizará uma atividade lúdica com as pacientes na sala de espera.
Ebserh
O HUAC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo, em parceria com as universidades, é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Comentários