VIDA URBANA
Ibama fará necropsia da baleia morta no Litoral Sul
Pelos cortes apresentados no animal, os moradores acreditam que a baleia tenha sido morta vítima de pescadores em alto mar e depois trazida pela correnteza.
Publicado em 01/09/2008 às 11:16
Da Redação
Uma baleia de cerca de 15m de comprimento foi encontrada na Praia do Sol, Litoral Sul no último sábado (30). De acordo com os moradores a baleia apareceu sem a cabeça e sangrando. A Polícia Florestal visitou o local e chamou a Emlur para tomar providências. Técnicos do Centro de Mamíferos Marinhos do Ibama estão na praia e pretendem descobrir a causa da morte.
Trazida pela maré, os moradores acreditam que a baleia tenha sido morta por pescadores em alto mar, eles teriam cortado a cabeça do animal para ficar com a mandíbula e com os dentes que têm valor de comércio. Como a baleia está morta desde sábado, muitos urubus estão rodeando o local.
A Emlur chegou para retirar o mamífero com um trator para encontrar a melhor maneira de recolher o animal. Os agentes disseram que o trator deve cortar a baleia em três pedaços pra enterrá-la no local. O Ibama ainda não havia chegado ao local até o momento que a reportagem deixou a Praia do Sol.
Os moradores e frequentadores da Praia do Sol reclamaram da demora dos poderes públicos em resolver a situação e contaram que durante todo o fim de semana sofreram com o forte mau cheiro. Os donos de bares teriam sido os principais prejudicados.
Clique aqui para ver a galeria de fotos
Atualizada às 12h45
Comentários