VIDA URBANA
IBGE revela diminuição do número de pessoas por domicílio na PB
Na Paraíba, o IBGE já concluiu o recenseamento de 99,63% dos domicílios. Instituição pede que população receba recenseadores nesta reta final para agilizar fim do processo.
Publicado em 18/10/2010 às 16:00
Da redação
O IBGE da Paraíba adiantou, nesta segunda-feira (18), novos dados parciais do censo 2010. De acordo com o levantamento, houve redução do componente familiar no Estado. O índice agora é de 3,5 a 3,8 pessoas por domicílio, o número do censo anterior era de 4.
As informações foram apresentadas pelo Chefe da Unidades Estadual do IBGE, Aniberto Mendonça, em visita a sede da Rede Paraíba de Comunicação. Na ocasião ele disse que esse dado surpreendeu a equipe do instituto, mas ressaltou que ele não é conclusivo, e que precisa ser melhor analisado depois da totalização, para que seja compreendido o seu significado.
O censo já atingiu 99,63% da população. Dos cerca de 1,2 milhão de domicílios existentes em média no Estado, apenas 4 mil não foram visitados. O número é considerado positivo por Aniberto “nos censos anteriores, nesse período que chamamos de 'fase de garimpagem', ainda faltavam aproximadamente 11 mil casas para serem visitadas”.
Sobre a importância de atingir 100% da população, o chefe da unidade explica que “alguns repasses de recursos encaminhados as cidades, como o do Fundo de Participaçãos dos Municípios, por exemplo, são avaliados e revisto pelo governo tomando por base essas informações que estamos levantando”.
Ainda tem sido uma dificuldade encontrar pessoas que não querem recebê-los e para responder as questões que o IBGE precisa. Por questão de segurança, os recenseadores tem identificação com crachá e colete do Instituto.
Serviço:
Quem quiser agendar a visita, pode utilizar o serviço de atendimento telefônico do IBGE 0800-721-8181.
Comentários