icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

IBGE: servidor triplica trabalho em pesquisas

Após greve, funcionários precisam correr contra o tempo para cumprir metas atrasadas.

Publicado em 22/08/2014 às 6:00

Após o encerramento da greve no último dia 12, os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Paraíba têm triplicado o trabalho para cumprir a demanda de pesquisas. A informação é da diretora de divulgação do sindicato do órgão no Estado, Renata Longo. De acordo com ela, problemas internos como falta de funcionários e prazos que permanecem inalterados vêm afetando o andamento do serviço e, consequentemente, o resultado das coletas de dados.

“Estamos correndo contra o tempo para dar conta de pesquisas, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e fazer as atualizações de cadastros residenciais”, comentou. “Como o IBGE vem demitindo funcionários, está faltando pessoal. Em vez de pegarmos um setor por semana, estamos com três. Isso compromete a qualidade do trabalho, não pelos técnicos, mas por causa da obtenção de informações, que é feita com pressa”, acrescentou, ressaltando que o cronograma, de acordo com o calendário nacional do órgão, precisa ser cumprido até outubro.

Em contrapartida, a assessoria de comunicação do IBGE garantiu por meio de nota que os calendários já foram alterados para não comprometer as atividades dos servidores. Conforme o órgão, com o atraso na entrega da Pnad Contínua em alguns Estados, inclusive na Paraíba, foi necessário adiar as divulgações dos 2º e 3º trimestres de 2014, com as informações para Brasil e grandes regiões. A divulgação dos dados do 2º trimestre, prevista no calendário para o dia 28 de agosto, foi reprogramada para o dia 6 de novembro; e a divulgação dos dados do 3º trimestre, prevista para dia 6 de novembro, foi reprogramada para o dia 9 de dezembro.

PARALISAÇÃO
Os servidores do IBGE ficaram em greve por 78 dias. A paralisação, que começou em maio deste ano, foi encerrada no dia 12 de agosto. A categoria reivindicou, entre outras questões, o aumento do orçamento do órgão, para atender às metas de planejamento, a contratação de 4 mil servidores e equiparação salarial a funcionários de outras instituições, como o Banco Central e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em comunicado divulgado na época do encerramento da paralisação, o Sindicato Estadual dos servidores informou que havia sido assinado um acordo com a direção do IBGE em que estavam asseguradas entre outras questões a recomposição do trabalho e o pagamento dos dias parados durante a greve.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp