VIDA URBANA
Identidade deve ser atualizada
Expectativa é que as atuais cédulas de identidade sejam gradualmente substituídas pelas eletrônicas no Estado.
Publicado em 02/12/2012 às 14:04
Apesar da carteira de identidade não ter exigência de validade, pelo menos legalmente na Paraíba e na maioria dos estados brasileiros, ter o número atualizado é ideal para não enfrentar possíveis problemas burocráticos. Para quem pretende viajar para países do Mercosul, por exemplo, é recomendado que a identidade tenha sito renovada nos últimos dez anos. Conforme o perito criminal da Polícia Científica, Mateus Barreto, esta recomendação é necessária especialmente para aqueles que estão praticamente irreconhecíveis nas fotos.
Ele explicou que apenas no Rio de Janeiro existe uma exigência quanto à validade da identidade e que em alguns países, como Chile e Argentina, o documento equivalente à identidade brasileira tem a validade de dez anos. “O problema não é sair daqui para estes países, mas quando os viajantes estiverem retornando para o Brasil, quando deverão mostrar a identidade renovada”, informou. Também para os concurseiros e vestibulandos é importante que o RG esteja atualizado. Ninguém quer ser barrado antes da prova, porque sua foto não corresponde mais a atualidade.
Digitalização
Na Paraíba, a expectativa é que as atuais cédulas de identidade sejam gradualmente substituídas pelas eletrônicas. De acordo com Mateus Barreto, a carteira vai oferecer mais segurança e maior agilidade à polícia, na hora de alguma investigação. Ele informou que os testes estão sendo realizados em João Pessoa e, com o sistema, o Estado estará entre os 12 do Brasil que detêm esta tecnologia, necessária à futura implantação do Registro de Identificação Civil.
Comentários