icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

IES não conquistam nível de excelência

Nenhum curso das 29 instituições avaliadas tiveram nota 5 no IGC. Ao todo, seis obtiveram 4.

Publicado em 22/12/2015 às 7:25

Repetindo o que foi observado no ano passado, nenhum curso das 29 IES da Paraíba avaliadas obteve a média 5, que indica nível de excelência, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), ou seja, nas universidades. Ao todo, apenas a UFPB, o IFPB, a UFCG, a Inper, a Facene, e a Estácio da Paraíba foram classificadas com nota 4. Outras 22 ficaram no limite com a média 3, e apenas uma, a Lumen Faculdades, não alcançou a média, ficando com índice 2, considerado insatisfatório.

O destaque desse índice ficou para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que foi a única instituição de ensino superior pública que não teve índice 4, sendo classificada com desempenho apenas satisfatório no IGC. O pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão, disse que a instituição ainda não fez uma avaliação detalhada do conceito obtido porque as informações ainda são recentes e as coordenações dos cursos estão de férias.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das seis instituições com desempenho satisfatório. Sobre o resultado obtido pelo MEC, a pró-reitora de graduação da universidade, Ariane Sá, explicou que a nota demonstra o esforço coletivo realizado ao longo do ano. “Não foi o melhor resultado, mas atribuímos esse excelente resultado, à boa relação do aluno, a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, que transcende a sala de aula. Há estímulo para obter o maior desempenho e investimento para garantir isso, só este ano, foram adquiridos 2 milhões de livros para a biblioteca central”, garantiu.

Obtiveram conceitos satisfatórios no triênio 83,91% das instituições de ensino superior. A exemplo do Conceito Preliminar de Curso, no Índice Geral de Cursos Avaliados da instituição, as instituições públicas se destacaram. Dentre as que obtiveram nota 4 no indicador, 32,27% são públicas e 15,8% são particulares. Já dentre as que apresentaram o conceito 5, as públicas representaram 4,55%, enquanto as privadas somaram 1,18%.

SEM RESPOSTA

Para comentar os resultados da Paraíba, a reportagem procurou as Instituições de Ensino Superior citadas, contudo só três delas deram retorno às diversas ligações efetuadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp