VIDA URBANA
Imeq apresenta balanço de apreensões de brinquedos
Operação para avaliar a qualidade dos brinquedos, resultou em dez estabelecimentos notificados e 174 brinquedos apreendidos.
Publicado em 19/10/2012 às 6:00
Durante a operação 'Semana da Criança', realizada na semana passada, o Instituto de Meteorologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) intensificou as fiscalizações nas lojas que trabalham com vendas de brinquedos, em João Pessoa. A operação para avaliar a qualidade dos produtos resultou em dez estabelecimentos comerciais notificados e 174 brinquedos apreendidos, conforme dados divulgados ontem pelo órgão.
De acordo com André Albuquerque, secretário de Qualidade Industrial do Imeq-PB, o número de brinquedos apreendidos reduziu 33,59% em comparação ao ano passado, que contabilizou 262 brinquedos confiscados. Já o número de estabelecimentos fiscalizados passou de 51, em 2011, para 67 neste ano. Consequentemente, o número de produtos avaliados subiu de 29.315 para 53.396 brinquedos, no mesmo período.
Segundo André Albuquerque, os principais problemas encontrados nos brinquedos apreendidos são a ausência das informações em português, a ausência ou falsificação dos selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da avaliação de conformidade do fornecedor, além da falta de informações sobre a faixa etária na embalagem. “O selo do Inmetro representa a segurança do produto, garantindo assim a integridade física das crianças", ressaltou.
Além disso, a maior parte dos produtos apreendidos são importados, principalmente os de fabricação chinesa. O representante do Imeq/PB alertou ainda aos comerciantes a não colocar à venda produtos irregulares, que podem gerar multa e notificação da loja.
Comentários