icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Imeq notifica lojas na capital

Ações fazem parte da operação 'Casa Segura' do Inmetro, que está sendo realizada em todo o país desde a última segunda-feira (5).

Publicado em 09/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:48

Pelo menos duas lojas que comercializam eletrodomésticos no Centro de João Pessoa já foram notificadas nesta semana pelo Instituto de Meteorologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB).

Em um dos casos, 52 unidades de mangueiras GLP (para gás de cozinha) foram apreendidas por não apresentarem informações obrigatórias. As ações fazem parte da operação 'Casa Segura', do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que está sendo realizada em todo o país desde a última segunda-feira e que será encerrada no final da tarde de hoje.

Em João Pessoa, três fiscais de controle de qualidade do Imeq-PB, distribuídos em três áreas da cidade, sendo Centro, Mangabeira e Praia, percorrem o comércio varejista para checar se produtos domésticos, que vão desde panelas de pressão, passando por ventiladores, sanduicheiras e liquidificadores, até máquina de lavar louças, atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação do Inmetro. A certificação compulsória de conformidade desses itens atesta que eles prezam os requisitos mínimos de segurança, reduzindo a probabilidade de possíveis acidentes domésticos.

A fiscal do Imeq-PB responsável pelas fiscalizações nas lojas do Centro, Rosineia Rocha, informou que cada um dos três fiscalizadores vistoria uma média de cinco estabelecimentos por dia, e que desde o início da operação, até a manhã de ontem, duas empresas localizadas na área central da cidade estavam com produtos em condições irregulares.

“Em uma delas, um aparelho de TV de tela LCD estava sem a etiqueta do laboratório que especifica e informa o consumo de energia do produto, bem como sua segurança. Todos os eletrodomésticos devem tê-lo. E em outra loja, encontramos 52 unidade de mangueira GLP fora das normas do Inmetro, como a ausência do próprio selo, o que não garante a segurança para a população que faria uso da mesma. Isso representa que eram produtos irregulares, falsificados”, afirmou.

No primeiro caso, Rosineia Rocha disse que o gerente da loja foi orientado a retirar o produto do salão de vendas e encaminhá-lo para o estoque, onde o promotor da marca teve de colocar a etiqueta que faltava, “já que ela pode ter sido removida pelo consumidor, ou durante o manuseio do produto, pois o fabricante faz o envio para o comércio com o selo”.

“A loja foi multada porque tem a responsabilidade de verificar diariamente as condições dos produtos expostos no estabelecimento, e como não o fez, a multa foi aplicada”, declarou.

Já na segunda situação, todas as unidades de mangueiras para gás de cozinha foram apreendidas, além da loja também ter sido multada pela irregularidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp