VIDA URBANA
Imeq-PB intensifica fiscalização na Grande JP
Produtos natalinos, dos segmentos de alimento, brinquedos e decoração fora dos padrões serão retirados do comércio.
Publicado em 03/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) dará início na próxima segunda-feira, e segue até o dia 13, à operação 'Especial Natal', com a intensificação da fiscalização de produtos natalinos, dos segmentos de alimento, brinquedos e decoração.
O objetivo, é retirar do comércio da Grande João Pessoa, os produtos fora dos padrões de qualidade estabelecidos pelos institutos nacionais durante as semanas que antecedem o Natal.
De acordo com Kalinka Langbehn, gerente do Núcleo de Verificação da Qualidade do Imeq-PB, quatro fiscais do instituto vão visitar o comércio da capital, de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo analisando brinquedos e bicicletas infantis, alimentos e lâmpadas de iluminação natalina, principais alvos da ação neste ano.
“A ação é gerenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ocorrerá em todo o país.
Aqui na Paraíba, pelo menos 80 locais serão escolhidos aleatoriamente, independentes de serem comércios de pequeno, médio ou grande porte. Serão verificados produtos, como panetones de diversas marcas, espumantes, frutas cristalizadas, castanhas, vinhos, brinquedos e pisca-pisca, dentre outros. Vamos verificar o selo de avaliação do Inmetro nos produtos, sua condição de armazenamento, se eles são adequados para a faixa etária aos quais estão sendo vendidos e no caso dos artigos natalinos, se estão de acordo com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas”, explicou Kalinka Langbehn
Segundo a norma nacional, só podem ser comercializados apenas dois modelos de plugues e tomadas. Nele, os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 milímetros ou 4,8 milímetros. O objetivo é dar mais segurança ao consumidor, ao diminuir a possibilidade de choques elétricos, incêndios e mortes.
Nos últimos dez anos, o DataSUS registrou 13.776 internações com 379 óbitos e mais 15.418 mortes imediatas decorrentes de acidentes relativos à exposição a correntes elétricas em residências, escolas, asilos e locais de trabalho. Além disso, dentre os acidentados, o choque elétrico é a terceira maior causa de morte infantil.
Autuações e produtos apreendidos. A gerente do Núcleo de Verificação da Qualidade do Imeq-PB, revelou que caso seja encontrada alguma irregularidade durante as fiscalizações, as empresas serão autuadas e os produtos apreendidos.
Já as lâmpadas e pisca-pisca apreendidos sem que os plugues e tomadas estejam em conformidade com as normas do Inmetro serão levados a um galpão no Imeq-PB, localizado na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro de Mangabeira, onde serão destruídos.
Comentários