VIDA URBANA
Incêndio de grandes proporções atinge mata no Sertão da Paraíba
Segundo os bombeiros, o local é de difícil acesso e não é possível identificar as causas do incêndio.
Publicado em 31/10/2019 às 17:27 | Atualizado em 31/10/2019 às 19:12
Uma mata na cidade de Poço de José de Moura, no Sertão da Paraíba, foi atingida por um incêndio de grandes proporções na tarde da quarta-feira (30), e se alastrou pela região na quinta-feira (31) de manhã. De acordo com o comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, coronel Saulo Laurentino, o local é de difícil acesso, e aproximadamente oito bombeiros estão no local para tentar combater as chamas.
“É um incêndio de grandes proporções, numa área difícil acesso. Militares do Batalhão de Cajazeiras estão no local, acreditamos que no final da tarde de hoje esse fogo seja pelo menos parcialmente controlado”, disse Saulo Laurentino.
A necessidade de haver outras equipes do Corpo de Bombeiros no local será verificada somente no final da tarde desta quinta, e ainda não é possível identificar a proporção da área atingida, já que as chamas estão espalhadas na mata em uma serra localizada em propriedades rurais do município.
O comandante dos bombeiros também explicou que não é possível saber as causas do incêndio. “A maioria desses incêndio são ocasionadas por práticas dos agricultores que costumam preparar o solo para limpeza pro plantio, então num período como esse, em que a umidade relativa do ar é baixa e temperatura elevadas, são fatores que facilitam a propagação desse tipo de incêndio em vegetação”.
Somente na quarta-feira foram registrados oito incêndio em zonas rurais do Sertão da Paraíba, ainda conforme o coronel Saulo Laurentino. “É importante frisar que somente este ano já foram registrados 480 incêndios desse tipo aqui na região. Ano passado foram 577 ao longo de todo ano. Então a gente acredita que, infelizmente, esse ano esse número de ocorrências em 2018 será superado em 2019, em pelo menos 150 casos a mais”, enfatizou o comandante.
Comentários