VIDA URBANA
Incidência de câncer no NE chega a 45%
Publicado em 06/11/2011 às 6:30
O interesse em incluir a Paraíba na pesquisa, segundo o médico urologista Fábio Martinez de Melo (pesquisador do estudo), foi a alta incidência de câncer de pênis na região Nordeste, quando comparado às outras regiões. Segundo Martinez, a Paraíba e o Rio Grande do Norte foram os estados nordestinos participantes com menor incidência. Por outro lado, a Região Nordeste obteve percentual de incidência de 45%.
Segundo o estudo, que será publicado na próxima edição do Journal of Sexual Medicine, o comportamento de sexo com animais durou menos de um ano para 19,9% dos entrevistados; de 1 a 26 anos para 80,1%. A duração mais comum foi do período de 1 a 5 anos (59% dos homens entrevistados). Foi observada ainda o sexo com animais praticado em grupo, por 29,8%.
O estudo reuniu pesquisadores de 16 centros de tratamento de câncer em 12 cidades do país. “Em relação aos fatores desencadeantes, podemos levantar hipóteses da presença de fatores tóxicos ou micro-organismos capazes de infectar o homem e predispor ao desenvolvimento do câncer”, declarou o urologista. “Porém, essas são apenas hipóteses que carecem de mais estudos para se confirmarem”, acrescentou Martinez.
Segundo ele, não houve resistência por parte dos pacientes em admitirem a prática do sexo com animais, “pois as perguntas foram formuladas de forma clara e simples e o anonimato garantido”.
Comentários