icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Indústria ganha com a qualificação

Com profissionais qualificados, as portas se abrem para a inovação e competitividade e ajudam a reescrever história.

Publicado em 05/07/2015 às 11:25 | Atualizado em 07/02/2024 às 13:17

Ao mesmo tempo que transforma a realidade social dos jovens, a capacitação profissional também contribui para o desenvolvimento da indústria. Com profissionais qualificados, as portas se abrem para a inovação e competitividade e ajudam a reescrever histórias onde as possibilidades eram limitadas e os direitos restritos.

Há dois meses, Maria Conceição de Souza, 19, conquistou o primeiro estágio na área da construção civil. O contrato no canteiro de obras veio para aumentar o entusiasmo nas aulas de Assistente de Gerenciamento de Obras (AGO), realizadas na unidade do Senai, em Bayeux. Maria, que sonha em ser engenheira civil, mora no Mário Andreazza com a mãe, o padrasto e dois irmãos. Com a bolsa de um salário mínimo que recebe, a adolescente ajuda a família a comprar alimentos e roupas, além de livros. “O curso técnico para mim representa uma ponte até chegar ao meu grande objetivo, que é fazer engenharia civil”, declarou. Maria disse que se sente privilegiada pela chance que recebeu. “Sei que muitos jovens hoje em dia preferem o caminho mais fácil. Eu não. Eu me vejo diferente. Enfrento as dificuldades e vou atrás dos meus objetivos”, destacou.

Fernanda Rodrigues chegou ao curso de pedreiro por curiosidade. Hoje está encantada com a profissão. Nas aulas práticas, ela mostra habilidade com os equipamentos e os materiais de construção. A jovem desenvolve as atividades com tranquilidade e buscando a perfeição. “Quem quer ser um bom profissional tem que se dedicar ao que está fazendo. Esse é o grande diferencial no mercado”, afirmou.

Segundo Sônia Queiroz, gestora de educação do Senai, o programa Jovem Aprendiz abre um leque de oportunidades para adolescentes e jovens a partir dos 16 anos. Dentre os cursos oferecidos, os que figuram entre os mais procurados estão construção civil, eletroeletrônica, mecânica, vestuário, etc. “São muitas oportunidades para quem deseja se qualificar e ingressar no mercado de trabalho, é uma possibilidade de mudança de vida”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp