VIDA URBANA
Inmet prevê até 100 mm de chuvas, descargas elétricas e rajadas de vento
Chuva prevista é metade da registrada em todo o mês na cidade onde mais choveu na Paraíba em março.
Publicado em 26/03/2019 às 13:28 | Atualizado em 26/03/2019 às 17:19
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de fortes chuvas para a região centro leste da Paraíba a partir da tarde desta terça-feira (26) até a manhã da quarta-feira (27). Segundo o órgão, as condições meteorológicas são favoráveis a este quadro.
Segundo o alerta, está previsto um volume de chuvas que pode chegar a 100 milímetros por dia, o que equivale a metade da chuva registrada em todo o mês na cidade onde mais choveu na Paraíba em março, Cachoeira dos Índios.
As chuvas, segundo o Inmet, podem estar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Os registros devem ser feitos em áreas isoladas. O alerta vale para até as 10h da quarta-feira.
Chuvas mais fortes na tarde
Durante a tarde, segundo o Defesa Civil de João Pessoa, o bairro que apresentou maior incidência foi o Altiplano, seguido do Cuiá. Mas não houve nenhum chamado para ocorrência causada pelas chuvas. O órgão recebe chamados através do número 0800-285-9020.
De acordo com a Energisa, até as 16h houve chamados por queda de energia nos bairros do Altiplano, onde o problema já foi solucionado, Expedicionários e Tambauzinho, onde a equipe está trabalhando. Seis mil usuários ficaram sem o serviço. Dois alimentadores energia pararam de funcionar e precisaram ser consertados. A população pode acionar a Energisa através do telefone 0800-083-0196, das redes sociais e do aplicativo da empresa, o Energisaon.
Já a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve problemas em semáforos nos cruzamentos entre as avenidas Pedro II e Tabajaras, Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, Princesa Isabel e Pedro II, além do que fica em frente à Delegacia na avenida Epitácio Pessoa.
Balanço de chuvas do mês
A cidade de Cachoeira dos Índios já registrou 228,5 milímetros de chuvas este mês, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Esse volume está 4% acima do total previsto para o mês inteiro.
Apesar de ter recebido menos chuvas, a cidade de Conceição teve um registro proporcional maior, já que os 222,5 milímetros são 7% mais do que a média histórica. Em seguida está Cajazeiras, com 221,1 milímetros, alcançando em 26 dias 90% de toda a chuva esperada para o mês.
Comentários