VIDA URBANA
Inscrições para a 3ª edição do 'Hackfest' terminam nesta quarta
Evento acontece em junho no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
Publicado em 31/05/2017 às 8:06
As inscrições para a terceira edição do 'Hackfest Contra a Corrupção' terminam nesta quarta-feira (31). O evento, que conta com uma maratona de programação, palestras e oficinas, acontece de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
O Hackfest é promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com a Controladoria Geral da União, com o laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a Rede Paraíba de Comunicação e outros 20 órgãos e entidades. O evento traz para João Pessoa grande nomes da área como Silvio Meira, Martha Gabriel, Irio Musskopf, Marlon Reis e muitos outros nomes da área.
Os interessados podem se inscrever tanto para a maratona de programação, como para participar das palestras e oficinas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do 'Hackfest Contra a Corrupção'. Serão disponibilizadas 160 vagas, sendo que 60% delas serão destinadas prioritariamente para estudantes e/ou profissionais que declararem, no formulário de solicitação de inscrição, possuir experiência em Tecnologia da Informação (TI).
Equipes
Durante a maratona de programação, os participantes formarão equipes visando à produção de softwares para uso em computadores ou celular que possibilitem o controle social, com o objetivo de combater a corrupção ou melhorar a gestão pública.
Os softwares podem ser aplicativos, sistemas web ou jogos, desde que sejam projetados para serem disponibilizados ao público sem pagamento de qualquer valor, e que tenham seu código fonte disponibilizado em repositório público com licença de software livre. A produção de softwares será em duas linhas temáticas: melhoria dos serviços públicos; e combate à corrupção e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.
A melhoria dos serviços públicos contempla iniciativas que contribuam para a melhoria dos serviços prestados pelos entes governamentais, participação do cidadão na formulação e avaliação de políticas públicas, iniciativas que contribuam para facilitar o acesso e utilização dos serviços públicos pelo cidadão, avaliação do atendimento prestado por servidores públicos e agentes políticos, além do fomento à ética e à cidadania.
Cada grupo, terá no mínimo quatro integrantes e no máximo oito, deverá escolher um coordenador, que será responsável pela interação do grupo com a Comissão Organizadora. Os participantes devem dispor de seus próprios equipamentos (no mínimo, um laptop com conexão wireless) para a realização das atividades. Os projetos apresentados devem ter seu código fonte desenvolvido durante o evento. Não é permitida a participação de um projeto já em desenvolvimento anteriormente ao Hackfest.
Comentários