VIDA URBANA
INSS vai disponibilizar ferramenta digital para paraibanos
Nova modelo pretende reduzir atendimento presencial.
Publicado em 05/06/2017 às 10:39
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão contar em breve com um novo atendimento, agora de forma digital. A Paraíba já está em fase de testes para implantar o INSS Digital, que consiste em um novo sistema para transformar processos físicos em eletrônicos fazendo com que o atendimento seja o mais remoto possível. Além disso, o segurado poderá solicitar requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o órgão.
Segundo informações do INSS – gerência Paraíba, a ideia do INSS Digital é promover qualidade de vida para os seus funcionários e mitigar problemas como falta de agências físicas. O projeto consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender.
Nesta segunda-feira (5), gestores do INSS estão reunidos em Campina Grande com os presidentes e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Sousa, São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro e Princesa Isabel. Também foram convidados representantes da Federação dos Trabalhadores da Paraíba.
O objetivo é apresentar o INSS Digital, que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento pela Internet para o segurado, ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS - e a distribuição das demandas entre as unidades.
Esse novo modelo de atendimento está sendo testado atualmente em agências de Mossoró (RN). Das 17 agências existentes, 14 já atuam com o novo sistema que consiste em transformar processos físicos em eletrônicos fazendo com que o atendimento seja o mais remoto possível. O cidadão protocola um requerimento pela Central 135 ou pela internet (Meu INSS) e vai até a unidade para digitalizar os documentos.
Para facilitar ainda mais existem os acordos de cooperação a serem firmados com prefeituras, empresas, sindicatos e outras entidades da iniciativa pública e privada. Essa dinâmica de atendimento é uma das principais premissas e reduzirá o atendimento presencial, pois o cidadão poderá requerer seu benefício por meio de entidade representativa.
Meu INSS
O Meu INSS é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.
O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29.
Na ferramenta, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial.
Para o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar no 135.
Aplicativo
O INSS também disponibilizou para celulares Android o aplicativo do Meu INSS. Em breve, o App estará disponível também para celulares iPhone. Todos os serviços que estão no site também são encontrados no aplicativo que está na loja Play Store (Google). Importante destacar que, apenas o Meu INSS– e o e-Recursos – são oficiais.
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