icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Instituições da Paraíba oferecem mais de 15,3 mil vagas no Sisu

Estudantes que fizeram o Enem poderão participar da seleção, que tem as inscrições começando na próxima segunda-feira.

Publicado em 06/01/2016 às 7:34

As quatro principais universidades públicas da Paraíba vão oferecer, juntas, 15.339 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano. As inscrições do processo de seleção vão começar na próxima segunda-feira e seguem até o dia 14 de janeiro. Só a Universidade Federal da Paraíba vai oferecer 7.700 vagas para 121 cursos da instituição, enquanto a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai oferecer 3.244 vagas, sendo 2.519 de ampla concorrência e 725 destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública.

Já o Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) vai oferecer 1.260 vagas, com 710 para ações afirmativas, o que inclui pessoas com deficiência, assentados da reforma agrária, candidatos com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita e estudantes das etnias preta, parda ou indígena. As vagas são destinadas aos cursos dos campi de João Pessoa, Sousa, Campina Grande, Cabedelo, Patos, Princesa Isabel, Monteiro, Cajazeiras, Picuí e Guarabira. Entre os cursos oferecidos pelo IFPB estão o de Medicina Veterinária, Design de Interiores e Administração. Há dois novos cursos no instituto: Engenharia da Computação, em Campina Grande, e Ciências Biológicas, em Cabedelo.

As 3.244 vagas da UEPB serão distribuídas por todos os 80 cursos, entre eles os de Farmácia, Direito e Odontologia. As aulas serão ministradas nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Araruna, Patos, Guarabira, Catolé do Rocha, Patos, Monteiro e Lagoa Seca.
Na UFCG, os cursos mais procurados são Direito, Medicina, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Arquitetura, Administração e Matemática. A instituição anualmente realiza dois processos seletivos, um no início do ano e outro no início do segundo semestre.
Para participar do Sisu, o candidato deve ter concluído o ensino médio e ter feito o Enem em 2015, não tendo zerado a redação. A inscrição será feita exclusivamente pela internet e é gratuita. No ato da inscrição, o estudante pode realizar duas opções para cursos diferentes. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. (Colaborou Secy Braz)
Saiba mais
No país, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado será divulgado na sexta-feira, pela internet.
Já a primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão matrícula nos dias 22, 25 e 26 também em janeiro deste ano.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp