VIDA URBANA
Instituto dos Cegos comemora seus 66 anos neste sábado
Dentre as atrações estão a cantora Renata Arruda além de Gláucia Lima, Cristiano Oliveira, Beto Melo e Banda Forró Pesado, constituída por ex-alunos da entidade.
Publicado em 22/05/2010 às 8:41
Do Jornal da Paraíba
O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, primeira escola para pessoas com deficiência criada no Nordeste, completa 66 anos de fundação. A data será celebrada neste sábado (22), às 22h, em uma festa comemorativa e beneficente, no próprio instituto, com shows de Renata Arruda, Gláucia Lima, Cristiano Oliveira, Beto Melo e Banda Forró Pesado, constituída por ex-alunos da entidade.
Os ingressos serão vendidos na entrada do evento, ao preço simbólico de R$ 10, e a arrecadação será destinada para reformas necessárias na estrutura física do prédio da instituição.
Milhares de pessoas cegas, entre crianças, jovens e adultos, dos diversos municípios paraibanos, já passaram pelo Instituto Adalgisa Cunha. O Instituto dos Cegos é uma organização não governamental, de caráter filantrópico e assistencial, atende muitos alunos de baixa renda e não possui uma estabilidade financeira. Para pagamento de pessoal, a entidade depende de convênios públicos, que muitas vezes demoram a ser renovados, e a estrutura física encontra-se em situação precária.
Recentemente, o teto de alguns setores desabou. “Apesar de ter uma importância social muito grande, sofremos a constante ameaça de ver nossos trabalhos interrompidos ou mesmo encerrados por falta de verba”, comenta a presidente do instituto, Suzi Belarmino.
A comemoração de aniversário será a primeira grande festa realizada na entidade e aberta ao público externo. Especialmente para o evento, serão instaladas barracas de artesanato, cachorro quente, comidas típicas, espetinhos e bebidas. “A maioria dos serviços oferecidos foram totalmente viabilizados através de doações e todas as atrações musicais são total ou parcialmente voluntárias”, complementa Suzi.
No instituto, os alunos matriculados passam por um currículo extra de estimulação, que abrange educação musical, iniciação desportiva, orientação e mobilidade e iniciação à informática.
Comentários