VIDA URBANA
Insumos para fabricar 8,6 milhões doses de vacina chegam ao Brasil
Insumos saíram da China e pousaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na noite da quarta-feira.
Publicado em 04/02/2021 às 9:58 | Atualizado em 04/02/2021 às 13:39
Um avião com insumos para fabricar 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan pousou na noite da quarta-feira (3) no aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O avião saiu de Pequim, na China, com 5,4 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para fabricação da vacina contra a Covid-19.
O voo pousou às 23h46 e além das equipes do aeroporto, a Receita Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal acompanharam a liberação da carga. O material segue para São Paulo às 10h desta quinta-feira (4).
Este é o primeiro lote de insumos que o Butantan recebe em 2021. Segundo o instituto, a matéria-prima deve produzir, em 20 dias, cerca de 8,6 milhões de doses da vacina, que vão ser envasadas, embaladas e rotuladas na capital paulista. As doses devem ser entregues ao Ministério da Saúde no dia 25 de fevereiro.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, uma nova carga com 5,6 mil litros de IFA deve chegar ao Brasil até 10 de fevereiro, possibilitando a produção de mais 8,7 milhões de doses da CoronaVac.
A previsão do Instituto Butantan é de receber, até abril, o total de insumos suficientes para produzir as 46 milhões de doses contratadas. Com o lote desta quarta-feira e o que está previsto para o dia 10, o instituto acredita que devam ser produzidas cerca de 600 mil doses da vacina por dia.
O lote mais recente de CoronaVac recebido na Paraíba chegou no dia 25 de janeiro. Foram 16,6 mil doses da vacina que foram distribuídas para as 223 cidades do estado. A previsão do secretário de saúde da Paraíba Geraldo Medeiros é de que uma nova carga do imunizante chegue ao estado nesta sexta-feira (5) ou sábado (6).
Comentários