VIDA URBANA
Interior da PB festeja São João
Além de Campina Grande, diversas cidades do interior celebram o dia de São João com atrações culturais, muito forró e arrasta-pé.
Publicado em 22/06/2012 às 6:00
A Paraíba é destaque no cenário nacional este fim de semana, quando se comemora o principal santo junino: São João. Em várias cidades de todas as regiões do Estado o povo celebra a festa, tradição secular do Nordeste. Como principal representante paraibana, Campina Grande não poderia deixar de registrar uma celebração à altura e hoje à noite promete esquentar mais uma vez o público do Parque do Povo. Em municípios como Bananeiras, no Brejo, e Taperoá, no Cariri paraibano, a celebração também já vai ser comemorada em grande estilo.
O palco principal do Parque do Povo vai receber atrações conhecidas do público campinense. O Grupo de Tradições Acauã da Serra abrirá os shows no palco principal hoje, às 21h, que também receberá os artistas do Forró Safado, Luizinho Calixto, Os Nonatos e Forró Caçuá. Conhecidos pelo repertório romântico, Raimundo Nonato Neto, natural da Paraíba, e Raimundo Nonato Costa, do Ceará, estão juntos há 20 anos e são os preferidos de muitos artistas nacionais, como o saudoso Chico Anísio e a dupla César Menotti e Fabiano, que interpretam uma nova composição dos nordestinos, intitulada “Sem céu e sem chão”.
“Nós nos sentimos privilegiados por participar do Maior São João do Mundo. Nós queremos encantar o público com músicas românticas, além dos tradicionais vaneirão e xote, com composições próprias. Inclusive escolhemos Campina Grande para lançar mais uma música nossa, um xote que foi chamado de Você é muita areia pro meu caminhão”, contou Nonato Neto.
Outro importante artista da música popular brasileira e um dos divulgadores do fole de 8 baixos, Luizinho Calixto, faz parte de uma família com tradição no forró. O musicista tocou com grandes nomes do cenário nordestino, como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, além de outros cantores e compositores não menos importantes. Uma das curiosidades da música tocada por Luizinho é o seu poder de improvisação, utilizando o fole como um instrumento sem limite de ritmos.
Os visitantes do Parque do Povo podem esperar do tocador um artista completo, que também é mestre no acordeom, pandeiro e zabumba, além de outros instrumentos musicais. Devem circular pelo Parque do Povo e demais pontos turísticos da cidade, cerca de 80 mil pessoas hoje, segundo a prefeitura, inclusive com a participação em massa de turistas que já lotaram as hospedagens de Campina Grande. Além do Arraial Hilton Mota, a Pirâmide Jackson do Pandeiro também deverá atrair um bom público, com a apresentação de Mistura Quente, Pegada Playboy e Adauto Ferreira. Nas ilhas, o forró também vai “rolar solto”, com a presença de vários trios que animarão e mais uma vez encantarão quem visita a cidade.
Comentários