VIDA URBANA
Iphan e CBTU inauguram Terminal Ferroviário na quinta-feira
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a CBTU presenteiam a Capital, nesta quinta-feira (4), com a inauguração do novo Terminal de Embarque da Estação Ferroviária de João Pessoa,
Publicado em 01/08/2011 às 12:00
Da Assessoria
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) presenteiam a Capital, nesta quinta-feira (4), com a inauguração do novo Terminal de Embarque da Estação Ferroviária de João Pessoa, no Varadouro, em comemoração aos 426 anos de fundação da cidade.
Com recursos da ordem de R$ 300 mil, oriundos do Plano de Ação das Cidades Históricas, adquiridos através do Iphan, a obra integra o Plano de Preservação do Patrimônio Ferroviário da Paraíba e visa oferecer instalações mais adequadas e confortáveis aos usuários dos trens na Região Metropolitana.
O Terminal está dotado de rampas, bilheterias com torniquetes eletrônicos, sanitários eficientes, sistema de sonorização, lanchonete e uma área para desembarque. “Tudo para proporcionar mais conforto e agilidade no ingresso dos passageiros a plataforma”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo.
Com o novo Terminal, o saguão da atual Estação Ferroviária entrará em reforma e será transformado numa área para eventos e exposições culturais. As adequações, que compõem a segunda etapa do projeto Conservação da Estação Ferroviária de João Pessoa, serão iniciadas ainda neste mês de agosto.
Para o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, esse terminal é fundamental para baratear os custos de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e melhor atender aos passageiros. Já o superintendente do Iphan-PB, Umbelino Peregrino, afirma que a obra possibilitará a recuperação do prédio principal da Estação Ferroviária de João Pessoa, onde serão devolvidos aos cidadãos seus espaços internos originais devidamente
Plano de Preservação do Patrimônio Ferroviário da Paraíba
O Plano de Preservação do Patrimônio Ferroviário da Paraíba tem como objetivo a preservação e a difusão da Memória Ferroviária, bem como busca desenvolver ações junto a Prefeituras, instituições públicas e a sociedade civil organizada, em prol da valorização dos bens de interesse histórico, artístico e cultural oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal.
Comentários