VIDA URBANA
JP é apontada pela 2ª vez como capital mais transparente no combate à Covid-19
Capital foi a única a obter nota 100 no controle e aplicação dos recursos públicos.
Publicado em 29/06/2020 às 10:14 | Atualizado em 29/06/2020 às 12:41
Pela segunda vez consecutiva, João Pessoa é apontada como a capital mais transparente do país nas aquisições emergenciais voltadas ao combate à Covid-19. A capital paraibana obteve a pontuação máxima, sendo a única a atingir nota 100, com o melhor resultado nacional na fiscalização, controle e na boa aplicação de recursos públicos, no ranking realizado pela ONG Transparência Internacional, divulgado nesta segunda-feira (29).
A pesquisa avaliou redes sociais e sites oficiais, a exemplo do portal da transparência, com demonstrativos de investimentos públicos dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e das 27 capitais.
João Pessoa já havia alcançado a primeira colocação nacional em levantamento de maio deste ano, com nota 88,6. O desempenho deste mês apresentou um crescimento de mais de 11 pontos nas medidas de controle e fiscalização da cidade, que segue aperfeiçoando as ações de transparência pública durante a pandemia.
“O respeito à vida precisa ser acompanhado pelo zelo permanente com o investimento público. Cada centavo é importante nesta luta”, explicou o gestor. O resultado indica que João Pessoa é a capital que melhor está cumprindo as exigências da Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus.
Apenas oito capitais brasileiras alcançaram desempenho considerado ótimo. Manaus e Macapá obtiveram a segunda e a terceira colocações, com notas 94,9 e 93,6, respectivamente. “O esforço para seguir adotando novas medidas de controle e fiscalização são permanentes. Este reconhecimento só reforça que optamos pelo melhor caminho, fazendo o certo, o que precisa ser feito, para vencer novas batalhas”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.
O secretário da Transparência de João Pessoa, Ubiratan Pereira, destacou “o esforço conjunto para salvar vidas e preservar a boa aplicação de recursos públicos”, ponderou. A Controladora-Geral do Município, Regina Santos, ressaltou que a melhoria no desempenho da capital mostra a solidez das medidas de controle.
Ranking
No ranking, 18 capitais tiveram desempenho considerado como bom, regular, ruim e péssimo. Com sede em Berlim, a Transparência Internacional tem atuação em mais de 100 países, sendo apontada como a principal entidade de combate à corrupção no cenário global. Desde 2016, a organização passou a atuar com espaço próprio no Brasil, formado técnicos e especialistas no setor.
Comentários